publicidade
Brasil

Guaíba permanece abaixo de 4 metros

Nível da água alcançou os 3,88 metros na manhã desta quinta-feira

chuvas no rio grande do sul vista panorâmica de porto alegre - lago guaíba - ricardo stuckert pr
Vista panorâmica de Porto Alegre e do Lago Guaíba; parte da capital gaúcha está alagada — 5/5/2024 | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O nível do Lago Guaíba, que banha Porto Alegre (RS), está abaixo dos 4 metros. A medição mais recente foi realizada na manhã desta quinta-feira, 23, e registrou 3,88 metros. A cota de inundação do lago é de 3 metros.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), há uma preocupação com a manutenção do nível elevado, especialmente devido à previsão de chuvas e ao impacto dos ventos.

Receba nossas atualizações

O nível mais alto do Guaíba foi alcançado em dia 5 de maio, quando chegou a 5,35 metros. Esse aumento significativo no nível da água causou grandes transtornos na capital gaúcha, afetando áreas como comércio, indústria, serviços e residências.

A Prefeitura de Porto Alegre iniciou uma operação de limpeza nas ruas que não estão mais inundadas, que inclui a remoção de lodo e varrição das áreas afetadas. Para essa tarefa, foram mobilizados 800 garis e usados 168 caminhões e 30 retroescavadeiras.

Na terça-feira 21, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre assinou um contrato para o uso de um aterro localizado em Gravataí, a 22 km de distância, destinado ao descarte dos resíduos gerados após a enchente.

O contrato tem um valor de R$ 19,7 milhões e duração de seis meses. Será feito o descarte de entre 77 mil e 180 mil toneladas de resíduos, que serão transportados por caminhões.

O Lago Guaíba

O rio Guaíba banha algumas cidades da região metropolitana de Porto Alegre | Foto: Reprodução/Redes sociais
O Rio Guaíba banha algumas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre | Foto: Reprodução/Redes sociais

O Guaíba tem uma extensão de 496 km², responsável por abarcar a Região Metropolitana de Porto Alegre. Nele, desembocam os rios Jacuí, Sinos, Caí e Gravataí.

Com as chuvas recentes, o rio chegou a registrar 4,96 metros de altura e ultrapassou o recorde histórico, de 1941, quando o nível das águas subiu para 4,76 metros. A inundação durou 22 dias.

As enchentes de 1941 e 2024 ocorreram no mesmo mês e afetaram todo o Estado do Rio Grande do Sul. O IPH-UFRGS afirma que os eventos são “atípícos”, visto que o acúmulo de águas no Guaíba ocorre, normalmente, na transição entre o inverno e a primavera.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade