Por causa das chuvas do fim de semana, o Lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, está em aumento constante e já subiu 22 centímetros. No início da tarde desta segunda-feira, 13, a água já havia alcançado 4,86 metros. Segundo a Defesa Civil estadual, isso representa uma elevação média de 2,2 centímetros por hora.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com projeções da Defesa Civil, do governo do Estado e de especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o nível do lago pode chegar a 5,6 metros nos próximos dias. Esse valor superaria o recorde anterior, de 5,33 metros, registrado na última segunda-feira, 6.
Projeções e causas do aumento do nível do lago
A elevação do nível do Guaíba é principalmente impulsionada pelo acúmulo de água proveniente da serra gaúcha, onde os rios Sinos, Caí, Gravataí, Jacuí e Taquari transbordaram devido às recentes chuvas.
As projeções revelam que a altura máxima do lago pode ser alcançada na quarta-feira 15, conforme o modelo europeu adotado pela UFRGS. O modelo norte-americano, por outro lado, prevê que o pico ocorra entre o final da próxima terça-feira, 14, e o início da quarta-feira.