O Lago Guaíba transbordou na manhã desta segunda-feira, 20, em Porto Alegre (RS). Segundo a Defesa Civil do município, o nível da água atingiu 3,19 metros às 13h15. É o maior nível desde 1941, quando o nível chegou aos 4,75 m. A cota de inundação do Guaíba na região do cais é de 3 m.
O prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou, pelo Twitter/X, que determinou o fechamento preventivo das comportas dos rios que desaguam no lago “em função do alto nível de chuva”.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Ainda segundo o prefeito, o nível chegou a 2,93 m no Cais Mauá. A cota de alerta no local é de 2,5 m e, de inundação, 3 m. O primeiro portão fechado foi na Avenida Sepúlveda, mas devem ser fechados ainda os portões 11, 14, 12, 2 e 1.
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), conhecida como Metrô de Porto Alegre, divulgou que três estações foram fechadas devido às enchentes. São elas: Mercado, Rodoviária e São Pedro. A empresa não divulgou uma previsão para a retomada do serviço.
Leia também: “Previsão do tempo: dia com pancadas de chuva e trovoadas”
Peixes na ruas
O alto nível do lago tem levado enchentes para dentro dos bairros porto-alegrenses. Na Avenida Polônia, um bueiro transbordou com o refluxo da água do Guaíba, que fica a 500 m do local. Já no bairro Navegantes, próximo ao lago, um peixe foi parar no meio da Avenida Voluntários da Pátria, por ação das águas da enchente.
Famílias desabrigadas
De acordo com Melo, as ilhas do município também estão enfrentando enchentes e algumas famílias ficaram desabrigadas. A prefeitura montou um abrigo no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) para atender os moradores afetados.
Leia mais: “Alerta: temporais voltam a atingir a Região Sul”
E quando o Molusco vai dar o apoio aos Gaúchos ?
Tá com medo de ouvir boas verdades ???
Vai fugir para Dubai ?