O nível do Guaíba em Porto Alegre voltou a superar a marca de 5 metros, depois de fortes chuvas no fim de semana. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), às 15h15 desta segunda-feira, 13, o lago registrou 5,01 metros. Esse nível já havia sido alcançado às 11h15 da última quinta-feira, 9, quando atingiu 5,02 metros no Cais Mauá.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta sobre a possibilidade de o Guaíba atingir 5,60 metros nos próximos dias. Se essa projeção se confirmar, vai ultrapassar o recorde recente de 5,35 metros, registrado em 4 de maio. O nível vai ser o maior desde a histórica enchente de 1941, com 4,76 metros.
“A Defesa Civil do Estado afirma que a Sala de Situação projeta expectativa de elevação de aproximadamente 5,50 a 5,60 metros em Porto Alegre para os próximos dias”, informou o órgão. “De acordo com os modelos analisados ao longo do domingo, 12 de maio.”
Região de Porto Alegre tem alerta para inundações
De acordo com o jornal O Globo, o Estado continua em alerta para inundações severas, especialmente no Vale do Taquari e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Atualmente, nove dos dez pontos monitorados pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental estão acima da cota de inundação.
As chuvas recentes já causaram 147 mortes, de acordo com o último relatório da Defesa Civil. Além disso, 127 pessoas estão desaparecidas e mais de 538 mil foram desalojadas, enquanto aproximadamente 2,1 milhões de pessoas foram diretamente afetadas por alagamentos e deslizamentos de terra. Atualmente, mais de 81 mil pessoas estão acomodadas em abrigos pelo Estado.
Os estragos afetaram 447 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, o que representa nove em cada dez cidades da região afetadas pelos efeitos de enchentes e inundações.