Terminal mais movimentado do Brasil, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, foi classificado com o pior sob concessão da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). De acordo com a avaliação do órgão federal, o terminal está em última posição entre 12 operados pelo setor privado.
+ Leia mais notícias do Brasil no site da Revista Oeste
A análise levou em consideração a qualidade dos serviços dos aeroportos brasileiros no período de janeiro a dezembro de 2023.
Para tanto, a agência reguladora utilizou o Fator Q, um coeficiente de qualidade de serviços prestados que utiliza diversos indicadores. Em uma pontuação que varia de -7,5% a 2%, Guarulhos alcançou 0,47%.
Confira o ranking de qualidade dos aeroportos brasileiros, segundo a Anac:
Entre os aspectos em avaliação no Fator Q estão:
- conforto térmico;
- acesso a informações;
- escada rolante;
- tempo em fila de inspeção;
- restituição de bagagem;
- custo-benefício dos restaurantes;
- limpeza; e acesso à informação e acesso aos terminais.
Processos em andamento
A Anac estipula algumas penalidades para os aeroportos que apresentarem baixo desempenho. Multas, além da redução do valor máximo de cobrança de tarifas, constam nas punições determinadas em contrato.
Administrado pela GRU Airport, o aeroporto de Guarulhos é um dos principais e mais importantes Hubs da América Latina. Entre voos nacionais e internacionais, o terminal recebe mais de 40 companhias aéreas, que voam para cerca de cem destinos.
Leia também: “Anac autoriza companhia britânica a operar voos diários no Brasil”
Atualmente, cinco processos correm na Justiça contra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, de acordo com a Anac.
“Todos se referem à reincidência no baixo desempenho na qualidade do serviço prestado. Ainda não houve aplicação de multa, porque todos os processos estão em fase de análise e ainda não chegaram à fase final”, informou a agência reguladora.
Claro que tem motivação política para o de salvador ter uma pontuação alta , lá os banheiros são poucos e malcheirosos, falta assentos na espera muita gente fica em pé o serviço de som é Pessimo ninguém entende nada do que anunciam.
A avaliação está baixa?
Solução, corta a taxa de embarque pela metade para ver se eles se endireitam.
O aeroporto internacional de Guarulhos é uma vergonha. Sujeira por todos os lados, tudo quebrado, elevadores imundos os quais frequentemente estão inoperantes, estacionamento medíocre. sinalização precária, banheiros nojentos, jardins abandonados. Tudo um verdadeiro horror no aeroporto que recebe a grande maioria de estrangeiros (e nativos) do Brasil.
O Tarcísio deveria interferir nessa concessão e dar um fim nessa falta de vergonha dos atuais administradores do maior aeroporto do pais.
Na verdade o aeroporto de Guarulhos tem a cara do governo Lula.
Como o aeroporto de salvador é melhor ? A esteira de bagagem para toda hora as malas são jogadas de qualquer jeito o novo terminal têm apenas uma esteira de pedestre curta demais e sempre voltada para os que vão embarcar , då pena de ver os mais velhos praticamente se arrastando , tem apenas dois bancos para cada04 pessoas em todo percurso, os funcionários são displicentes não tem ar-condicionado com potência suficientes eu etc. A nota da pela Anac ( que é controlada pelo PT) deve ter sido em função do estado da Bahia ser reduto do pt e suas “artes”
Essa Anac é a agência que faz a regulação. Cabe a ela fazer as verificações dos quesitos necessários aos bons serviços prestados, aferição da qualidade destes serviços, aplicação de corretivos eficazes, sendo cabível isto.
Porém é omissa, condescendente. Afinal não passa de mais um cabide de emprego do serviço público, coisa imprestável em sua grande maioria das vezes, infelizmente.
Nada de relatórios estéreis mas sim atuação efetiva e sem lezeiras de vadiagem. Como bem diz o caipira : mão na enxada e vá carpir.