O economista Guido Mantega, que comandou a Fazenda por oito anos e meio nas gestões de Lula e Dilma Rousseff (PT), está proibido de assumir qualquer cargo no primeiro escalão do novo governo.
O ex-ministro está inabilitado pelo Tribunal de Contas da União de aceitar qualquer cargo público até fevereiro de 2030. Mantega foi responsabilizado pelo TCU no processo das pedaladas fiscais cometidas em 2014, na gestão da ex-presidente Dilma, que levaram ao impeachment da petista.
Ele foi condenado em 2016 a cinco anos de inabilitação. Dois anos depois, o tribunal reexaminou o caso e sua pena foi estendida.
Mantega voltou ao noticiário como protagonista de uma pressão do governo eleito sobre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para adiar a escolha do presidente do banco, marcada para o dia 20.
BID ignora pedido
O BID ignorou o pedido dos petistas e confirmou oficialmente neste sábado, 12, os cinco candidatos que vão concorrer à presidência da instituição, em 20 de novembro deste ano. Entre os postulantes está o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Ilan Goldfajn, indicado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir a vaga.
Ontem, em entrevista ao jornal GloboNews, Mantega confirmou que pediu o adiamento das eleições do BID a Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA.
faz o L a mantega derreteu
Prezados Senhores, parabéns pelas publicações independentes que mostram a verdade. Mas, atentem para os erros de português. Não me lembro a matéria, mas escreveram concelho com “c” ao invés de escrever conselho com “s”. Apenas para contribuir.
Ué tem condenado até assumindo a presidência.
E o lula, pode assumir a Presidência?
A quadrilha bem poderia nomear este vagabundo ladrão presidente da Petrobrás, o Cerveró como diretor financeiro, o Marcelo Odebrecht ministro da Infraestrutura e o Alberto Youssef presidente do Banco Central ou os homens errados no lugares certos … e viva o país puteiro !!!
Será que o CEP em que o margarina foi julgado está correto?
A cara dele mais lavada do que a chefe dele…. kkkkk Brasil, não tem como dar certo quando há tipo de gente( larápio) nas….
Não há limites, para a quadrilha.
Um ex-presidiário tri-condenado será o novo presidente da república.
Diante disso, o caso Mantega é “café pequeno”. Meia canetada já resolve.
O que é um pum para um governo todo cagado?
FAZ UM L DE LADRÃO E TÁ RESOLVIDO
OU CHAMA O stf
Aliás, Sérgio Cabral já está saindo….
Renata … o Cabral seria o ministro da Justiça kkkkkkkkkkk.
Deixa esse elemento como conselheiro do luladrao , vai fazer o mesmo que fez com a dilma, irão tomar no charles urso rápido .
Nada o impede porém de prestar consultoria nos bastidores do poder para algum neófito que ocupar a cadeira do ministério da economia. O que vocês acham de uma dupla “imbatível” Haddad-Mantega? Farão uma revolução neste país.
É inacreditável, para não dizer outra coisa, a aproximação deste que foi o grande responsável pela maior crise econômica da história do país!!!Será mesmo que o brasileiro tem mesmo memória curta como de diz. Só pode ser por esta razão….
Que pena, esse sabia articular algumas frases, mas acho que ia destoar do grupo.
Perseguição! “Il Capo” pode ser presidente com uma capivara muito mais longa! Será porque sou um italiano clarinho?
Esse corrupto careca , metido a ministro da economia, não passa de um condenado pelo TCU, por pedalar junto com a mandioca, arrombar o teto de gastos junto com a quadrilha petista, agora retornam para acabar de vez com o País, não tem como aceitar
esse retorno.