‘Hacker’ põe à venda dados de 112 milhões de brasileiros

Criminoso oferece "amostra grátis" a potenciais compradores
-Publicidade-
O diferencial desse novo vazamento é o tamanho da amostra disponibilizada
O diferencial desse novo vazamento é o tamanho da amostra disponibilizada | Foto: Gerd Altmann/Pixabay

Desde domingo 14, informações de 112 milhões de brasileiros estão disponíveis para compra na internet. Entre os dados disponíveis das vítimas há profissão, faixa salarial e até WhatsApp. Os lotes podem ser encontrados no mesmo fórum onde estão sendo comercializados os dados do megavazamento de janeiro, que inclui 223 milhões de CPFs, 40 milhões de CNPJs e 104 milhões de registros de veículos. O diferencial desse novo vazamento é o tamanho da amostra disponibilizada pelo hacker — trata-se de um arquivo oferecido gratuitamente, que pode ser baixado por qualquer pessoa, para atrair eventuais compradores.

A amostra expõe cerca de 250 mil pessoas. As informações expostas integralmente, sem rasuras e com todos os campos preenchidos, incluem nome, documentos pessoais (CPF, mas nem sempre RG), número do WhatsApp, endereço, data nascimento, nome da mãe, profissão, faixa salarial, possibilidade de já estar morto, cadastro no Bolsa Família e status de já estar aposentado ou não. Segundo o anúncio, as informações foram coletadas em janeiro de 2021. Não é possível saber a origem dos dados e nem determinar se há alguma conexão com o megavazamento de janeiro, noticiado por Oeste.

-Publicidade-

Leia também: “O desastre dos megavazamentos de dados”, reportagem publicada na Edição 48 da Revista Oeste

Com informações do Estadão Conteúdo

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.