Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais sofreu um acidente fatal em Ouro Preto, na sexta-feira 11. A aeronave estava em uma missão de busca por outro avião na região. Com a queda, todos os seis tripulantes morreram.
Entre as vítimas, estavam:
- Capitão Wilker Tadeu Alves (na fileira de cima, à esquerda);
- Tenente Victor Sterling (fileira de cima, ao centro);
- Sargento Wellerson (fileira de cima, à direita);
- Sargento Gabriel (fileira de baixo, à esquerda);
- Marcos Rodrigo Trindade, médico;
- Bruno Sudário, enfermeiro (fileira de baixo, à direita).
O sargento Wellerson havia atuado em Brumadinho, participando de resgates depois do rompimento da barragem em 2019. A aeronave que caiu também foi utilizada na força-tarefa daquela época.
Marcos Rodrigo Trindade, por sua vez, era médico da Prefeitura de Contagem. Esta última prestou homenagens aos falecidos, chamando-os de “verdadeiros heróis”.
Antes do acidente, o helicóptero interrompeu as buscas devido ao mau tempo. Assim que retomou o voo, o contato foi perdido. O acionamento de um dispositivo de localização de aeronaves acidentadas foi detectado pela Salvaero, alertando sobre o acidente.
O avião que estava sendo procurado pelo helicóptero era usado no combate a incêndios florestais, e seu piloto, Adriano Machado, também morreu no acidente, conforme confirmado pela Prefeitura de Ouro Preto.
Mais de 80 pessoas, cães de busca e aeronaves se concentraram nas buscas. Depois de 12 horas, as vítimas foram encontradas nos destroços do Arcanjo 4, em uma região de Serra íngreme de Ouro Preto.
Autoridades se pronunciam sobre acidente com helicóptero em Minas Gerais
Através de suas redes socias, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) lamentou o ocorrido. Ele também prestou solidariedade às famílias e amigos das vítimas.
Lamento profundamente a trágica perda dos quatro militares do Corpo de Bombeiros e de dois socorristas, vítimas de um acidente enquanto cumpriam sua nobre missão de resgate em Ouro Preto. Minha solidariedade e orações estão com os familiares e amigos nesse momento tão difícil.
— Romeu Zema (@RomeuZema) October 12, 2024
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também se pronunciou, demonstrando apoio aos enlutados.
Meus sinceros sentimentos a todos os enlutados devido ao acidente aéreo em Ouro Preto-MG. A queda do helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais resultou na lamentável perda de 6 tripulantes (4 bombeiros e 2 socorristas) que cumpriam uma nobre missão. Que o…
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) October 12, 2024
Até o fechamento desta matéria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não havia comentado o ocorrido.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Ficaram com um legado de honra, sacrificio pelo proximo e comprometimento total com a missao.
Pessoas que honraram e muito suas presentes presenças no planeta Terra, dedicando-se aos demais.
Regastistas honoráveis que sempre agiram com grandeza e nobreza rm suas sagradas missões. Registro aqui as minhas homenagens, respeito e admiração, rogando as bênçãos luzes e proteções do Senhor dos Mundos para todos os envolvidos nesta triste tragédia, seus familiares e amigos.