O Corpo de Bombeiros confirmou uma morte no acidente que resultou em queda de helicóptero em Capitólio, no Lago Furnas, Minas Gerais. Um familiar confirmou a identidade do consultor náutico Vanilton Alves, conhecido como Du Brejo.
Os socorristas levaram dois sobreviventes até a Santa Casa de Piumhi e um para hospital em Passos. Segundo os bombeiros, a queda ocorreu logo depois da decolagem.
Leia também: “Vídeo: helicóptero cai em Capitólio (MG)“
Vanilton Alves era morador da cidade e comandava uma empresa de aluguel de lanchas. Segundo os moradores, ele trabalhava para o dono da aeronave que caiu.
Helicóptero cai em Capitólio, sul de Minas Gerais, na estrada de acesso à Escarpas do Lago.
— Rafael Fontana (@RafaelFontana) January 2, 2024
Há informações de quatro tripulantes na aeronave, dos quais três foram resgatados, mas não há confirmação de mortes e sobreviventes até o momento.pic.twitter.com/qWW8B80ELj
O homem estava desaparecido na água e foi encontrado morto horas depois.
Os outros passageiros do helicóptero eram Julia Mendonça Silva Bernardes, 22 anos, e o piloto Lucas Chaves Ávila, que foram levados para a Santa Casa de Piumhi. A terceira vítima, ainda sem identificação, foi para o hospital de Passos. Não há, ainda, informações sobre o estado de saúde deles.
Entenda o acidente de queda do helicóptero em Capitólio
O helicóptero transportava quatro pessoas quando caiu em um lago em Capitólio, no interior de MG, na manhã desta terça-feira, 2. A aeronave estava em seu primeiro voo do dia.
Este passeio estava dentro de uma programação, junto a outras agendadas na sequência. Por enquanto, os ocupantes não souberam informar sobre a percepção de algum tipo de pane.
Leia mais: “Passageiro filma interior de avião em acidente que deixou 5 mortos no Japão”
O delegado regional de Passos, Alexsander Bueno de Souza, disse ao g1 que o piloto estava retido na aeronave, mas recebeu resgate da equipe de bombeiros. A Força Aérea Brasileira também investiga o caso.
Uma equipe de mergulhadores do Pelotão de Piumhi realizou a busca. A represa no lago de Furnas, onde ocorreu o acientede, conta com cerca de 20 metros de profundidade.
Outra equipe de mergulhadores da Companhia de Passos e a Marinha do Brasil também se deslocaram para a região.
Helicóptero desaparece em São Paulo
O acidente em Minas Gerais já é o segundo que envolve um helicóptero no Brasil, neste início de ano.
No último domingo, 31, um helicóptero desapareceu depois de decolar da capital paulista com destino a Ilhabela, no litoral norte do Estado de São Paulo. Havia quatro pessoas a bordo, segundo a Polícia Militar (PM). O último contato com a aeronave ocorreu às 15h10.
A corporação confirmou que houve um alerta, por volta das 22h40 de domingo, para o Comando de Aviação e para o Corpo de Bombeiros para uma possível queda de helicóptero. Até o momento, porém, não há informações sobre o paradeiro da aeronave.
Leia mais: “Vídeo: 4 turistas arrastados por correnteza são resgatados em Ubatuba (SP)”
O helicóptero, de prefixo PRHDB e modelo Robson 44 (cinza e preto), teria decolado às 13h15 no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital.
As buscas pelo helicóptero envolvem a Força Aérea Brasileira (FAB), além das Polícias Militar e Civil de São Paulo. Segundo a FAB, as buscas pela aeronave e as quatro pessoas foram suspensas na noite desta segunda-feira, 1º. Os trabalhos retornaram na manhã desta terça-feira, 2.
Leia também: “O sal da terra”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 197 da Revista Oeste