O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, tem 280 menores de idade em processo de transição de gênero. Desse total, 100 são crianças de 4 a 12 anos; enquanto 180 são adolescentes de 13 a 17. Além desse público, há 100 adultos, a partir dos 18, na mesma situação.
A informação foi publicada pelo portal G1, no domingo 29, em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans. O site entrevistou jovens e seus pais, que relataram como funciona o procedimento, cujas etapas envolvem bloqueio da puberdade, a hormonização cruzada e, em alguns casos, até cirurgia de redesignação sexual.
Gustavo Queiroga, de 8 anos, nasceu uma mulher biológica, mas se sente um menino. Já com características masculinas, diz que “realizou um sonho”, com o apoio da mãe. Atualmente, a criança faz acompanhamento no Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (Amtigos).
Hoje, no Amtigos, há 160 famílias com menores de idade que querem passar pela transição de gênero. O Amtigos foi criado em 2010 e funciona no HC da USP, com a finalidade de atender gratuitamente adultos pelo Sistema Único de Saúde. Sem custos para o paciente, o Ministério da Saúde também disponibiliza um “Processo Transexualizador” em mais de 10 localidades.
Relacionadas
Com todo respeito, meus filhos são livres e tem meu apoio pra fazer o que der na telha, a única coisa que eu os proíbo enquanto viver embaixo do meu teto é ser capitalista selvagem ( bolsonarista) ou religioso de determinadas religiões ( pedir mais cedo, Silas maracutaia e a bancada evangélica do congresso) e defender a doutrina militarista do leite condensado e do Viagra que faz algazarra ( dia 8 de janeiro), de resto o que quiserem fazer terão meu apoio, assim penso eu.
Não sei como a nossa juventude vai chegar daqui a alguns anos. Os valores éticos e morais estão pervertidos e a sociedade caminha para o caos. Deus permita que isso não aconteça e que haja uma um caminho de luz para nossos filhos e netos.
Uma banalização da questão da transexualidade é o que tenho observado. Ser trans não é algo bom, a condição transexual é carregada de sofrimento real. Me coloco aqui como alguém que passou por este processo, e posso dizer, isso ocorre desde a infância. É complicado a intervenção em crianças e esses casos devem ser tratados sim com muito cuidado que, eu enquanto paciente do referido ambulatório da reportagem, acredito que tenham. Pais que chegam ao ambulatório vêm em busca de ajuda e orientação. Eles não querem que seus filhos tenham a disforia de gênero, mas se tiverem, querem que possam passar por isso com o mínimo de sofrimento possível. O desenvolvimento das características sexuais da puberdade são um fator de grande angustia e sofrimento para alguém que de fato é transexual, e ter esse período adiado ajuda muito! Reafirmo, que isso deve sim ser feito com muito, muito cuidado e critério, queria eu ter sido beneficiada por este tratamento precoce que alivia e ajuda muito. Pessoas trans não querem ser trans, porque é ruim, mas graças ao tratamento e procedimento cirúrgicos promovidos por este hospital, hoje tenho qualidade de vida. É isso, só queria deixar registrado que há sim pessoas que se beneficiam com o tratamento e que eu acredito que ambulatório antigos trata com responsabilidade essa questão.
Uma loucura generalizada. Esses médicos e pais foram todos doutrinados em faculdades e nem eles próprios tem consciência do que estão fazendo. Se fosse mesmo por preocupação com a saúde mental e emocional dos trans ainda era aceitável um acompanhamento psicológico específico, mas por conta de uma ideologia e ainda com intervenções físicas tão drásticas e precoces? Até o direito de evoluir e se encontrar naturalmente como parte de um coletivo será tirado das pessoas? Uma coisa é aceitar, respeitar e acolher diferenças, outra coisa é induzir diferenças. Além do mais tem dinheiro público envolvido e na maioria das vezes, escasso para problemas graves de saúde e sendo utilizado para possíveis caprichos e delírios ideológicos.
É uma irresponsabilidade dos pais, permitirem ou incentivarem transição de gênero em crianças e jovens, que ainda não tem maturidade para uma decisão tão importante como essa. Será que esses jovens têm acompanhamento e orientação psicológica? Isso pode gerar todo tipo de distúrbio emocional, visto que a personalidade, nessa idade, não está totalmente formada.
Que absurdo. Quando que menor de idade tem maturidade o suficiente para decidir algo tão sério. Isso e coisa da mídia que incentiva isso nos meios sociais. Onde esse mundo vai parar, tentam banalizar e incentivar algo tão sério.
Se não tivesse nenhuma demanda mais necessária para o bem comum e futuro da nação mesmo assim está transformação em idade tão jovem e inexperiente não se faria necessária. As escolhas sexuais são de responsabilidades pessoais e adultas.
Se não é um filho/filha meu, não é problema meu, nem de ninguém que não for o pai ou mãe.
Os que falam aqui que mutilação genital é errado são os mesmos que circuncisaram os filhos sem nem pensar muito.
Vocês são mesmo contra mutilação genital de menores, ou só o são quando lhes convém?
É uma mistura de nojo com indignação o que estou sentindo. Como pode uma pai e uma mãe permitirem que se faça isso com alguém que não tem noção para definir o que quer da vida. Ainda mais que mesmo adultos tem um monte de gente sem noção.
Prevejo enxurradas de arrependimentos daqui há 5 a 10 anos. Ai, meu amigo, “Inês é morta” porque reverter isso será IM-POS-SÍ-VEL !!!
Os pais dessas crianças são uns IRRESPONSÁVEIS.
O tempo vai mostrar quem tem a razão.
E ninguém faz nada??? Vai ficar assim, uma criança pode se definir como quiser e quando prática crimes não responde por nada??
Os pais são os criminosos. De esquerdista só pode vir esses tipo de atitude. Isso que estão fazendo com essas crianças é um CRIME. E mais tarde, as próprias crianças, já adultas, vão se arrepender !
Ai meu amigo, já era !! E vai chover ações contra o Estado (USP é hospital público) pq eles se “arrependeram”. Ai concordo em chamar os pais para responderam por crime.
Estamos vivendo mesmo o mundo das bestialidades. Será que este dinheiro todo que a USP usa para estas transformações bizarras, não estariam milhões de vezes melhor aplicados em gastos com crianças, adolecentes ou adultos com Cancer?
Não posso comentar sobre a vida de outra pessoa, suas dores, anseios, paixões, desejos. Creio que todas as famílias envolvidas tiveram sua carga de emoções suficientes para que optassem por isso. Lembremos que os efeitos dessa decisão surtirão para o resto da vida, haverá sempre uma marca, um estigma, que pode piorar caso ocorra arrependimento. Que sejam felizes com a decisão tomada, e que recebam muito amor, tal qual a recíproca. Teremos generais, políticos e até presidentes que possam ter passdo por isso. Sobre eu concordar ou não, é minha questão. Creio apenas que outras pessoas, que carregam outras dores (câncer, psicopatias, cardiopatias) possam ter a mesma atenção.
Um crime bárbaro que pode ser equiparado aos expriementos genéticos do “Anjo da morte” no campo de concentração de Auschwitz.
É a transformação da terra de expiação para regeneração, os porões foram abertos, tudo que se pensava impossível está acontecendo
Que absurdo! Crianças já tem maturidade para escolher mudar de sexo mas adultos de até 17 , 11 meses e 29dias não podem pagar por seus crimes! Que raio de lei é essa? Maiores de 14 anos já deveriam responder criminalmente como adultos pois já tem consciência do que é certo e do que errado!
Perfeito, veja o caso do Espírito Santo, parece piada, o cara entra em escolas barbariza e é “apreendido” não ficará prezo 3 anos
Em um país onde as eleições são claramente fraudadas, e ninguém pode fazer absolutamente nada, onde um governo, desde o presidente até o secretário, são ladrões, pois tds tem processos em aberto, esperar o q???
“Claramente fraudadas” para de passar vergonha, isso realmente é um absurdo mas disser q um político inútil e frouxo como bolsonaro iria resolver isso, ahhhh pelo amor de deus
Exatamente. Infelizmente estamos vivendo o auge da era dos dois pesos e duas medidas
Só dizendo a frase de JESUS CRISTO:PAI PERDOAI-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM.Eu digo se arrependerem chamem o capiroto.
Isso euma insanidade. Vejam o que acontece nos EUA. Quem permite este tipo de mutilação deveria ser preso.
Uma insanidade…
O estado deveria prender todo o mundo, e para os lideres e pais de criancas que sujeitam seus filhos a essa demencia ..prisao perpetua( ja que pena de moete e ilegal no pais)
Sabem senhores e senhoras, essa matéria é um atestado de óbito declarado de seres vivos que sem saber estão sendo manipulados pela mente adoecida de pais que “decidiram” de forma premeditada, se seus infantes são ou serão mutilados, castrados ou reconfigurados, nem com animais poderiam ter esse direito, não se esvazia a mente de um ser em formação para depositar seus pensamentos ” ideais” de gênero, me contem: acaso uma criança de 4 anos ou de 8 anos sabe decidir acerca de seus sentimentos, de sua vida afetiva, de suas decisões profissionais?
Me falem por favor!!!!
Eu estou morrendo por dentro, não consigo pensar que algum pai que ama verdadeiramente seu filho teria a coragem de permitir essa conduta de reversão da natureza,
O ser humano já está pagando um preço altíssimo por deturpar o meio ambiente, imaginem o preço que pagará por esvaziar as vidas precoces de seus filhos, de si mesmos, de arrancar-lhes a prerrogativa de crescimento normal conforme seu nascimento,
Eu estou morrendo por dentro, tenho fé em várias atitudes positivas, mas dessa vez, parece que me roubaram o coração!!!
Compartilho da tua opinião e indignação. E acima de tudo, do sentimento e da tristeza. A humanidade está perdendo o rumo. E quanto aos profissionais que estão envolvidos nisso, só tenho a lamentar! Isso tudo com crianças?!?!?! Onde está o comitê de ética e pesquisa nestas horas???
Isso deixa a gente bem triste mesmo. São pessoas de espírito doente.
É amigos,quando um conservador fala em “aparelhamento do estado”,as pessoas consideram ser teoria da conspiração. Imaginem quantos juízes, médicos, psicólogos e um sem número de outros profissionais estão hoje,metidos neste projeto maluco… Existe um movimento agora para criminalizar políticos que se elejam falando em Deus. Tudo isto bem orquestrado pelo STF,um ninho de comunistas ricos,podres de ricos……..é de chorar.
Compartilho da tua opinião e indignação. E acima de tudo, do sentimento e da tristeza. A humanidade está perdendo o rumo. E quanto aos profissionais que estão envolvidos nisso, só tenho a lamentar! Isso tudo com crianças?!?!?! Onde está o comitê de ética e pesquisa nestas horas???
Quer dizer que um menor de 18 anos quando mata alguém não pode ser preso, tem que ser internado com medidas sócio-educativas pq o coitadinho “não sabia o que estava fazendo”, pois segundo nossa brilhante constituição ele “não tinha maturidade” pra distinguir o que é certo e o que é errado….mas uma criança tem o psicológico de um adulto na hora de “escolher” mudar de sexo e pode até optar por retirar seu órgão genital ou as mamas….sendo que muitas vezes são os pais adotivos que podem forçá-los a isso ou induzi-los o bastante….Cadê esse meteoro que não vem logo…
Fim dos tempos, certamente nada mais se salva, que bom se caisse aqui uma bomba com carga de cobalto e acabasse com tudo, o ser humano não tem mais salvação.
Só faltava essa!!!
Deus criou macho e fêmea (cromossomos xy e xx).
Confundir a natureza criacional dos pequenos, constitui-se numa monstruosidade.
Criminoso transformar crianças em cobaias para experimentos universitários com viés ideológico
Acho isso crime….
Eu agradeço aos meus pais de que quando eu era criança, pensava que era pirata…..
Então sou agradecido por eles não terem permitido que eu amputasse uma perna e arrancasse um olho…
São crianças…devem ter acompanhamento multidisciplinar e com muita atenção pois são crianças….
Na Suécia esse procedimento está sendo questionado devido ao número de “regreters”, pessoas que fizeram a transição e arrependeram…
Também tem os perigos de uso desses tais bloqueadores com os efeitos secundários indesejáveis como, osteoporose e a dor que causa ser imensa nesses adolescentes.
Isso será cobrado mais tarde mas por ser Brasil é fácil imaginar o resultado….
Weimar Republic
Pesquisem.
X Y
Ingenuidade ou desonestidade intelectual? O lado ruim da inclusão digital foi que ensinaram as pessoas a usar a internet mas não a checar fontes
A B E R R A C A O…….
Quantos desses pais sao normais? Absurdo que qualquer intervençao fisica ou mental em qualquer crianca que nao apresente uma anomalia fisica seja aceita pela justica e pela medicina. Pobres criancas vitimas da pais anormais.
Covardia total com as crianças, nem entearam na fase da descoberta da vida ainda, meu Deus!
Salve, Davi!
Admiro muito seus comentários, mas não parece ser a linha apontada por você. Reproduzo o trecho que contrasta o seu pensamento.
“Gustavo Queiroga, de 8 anos, nasceu uma mulher biológica, mas se sente um menino.”
As anomalias que você apontou são ínfimas em termos percentuais em relação ao total de nascimentos, não acredito que seja esse o caso. Veja na reportagem do G1 que TODOS os casos citados, depoimento de cirurgião inclusive, se referem à OPÇÃO sexual.
Salve, Leonardo!
Não sou o dono da verdade, por isso sugeri uma investigação melhor. Considero o G1 uma fonte de desinformação, por isso evito usá-lo como referência, particularmente quando é a origem de uma polêmica desse tipo. No caso em debate há uma forte indicação de que o objetivo da matéria do G1 é reforçar a ideologia de gênero, o que a torna ainda menos confiável. Há algum tempo eu fui testemunha da declaração de uma repórter do Globo, de que não importaria o que o entrevistado dissesse pois ela publicaria o que ela quisesse. Por isso, para o meu comentário, me baseei em coisas que aprendi ao longo da vida. Um caso que se destacou, e que os mais velhos provavelmente lembram, é o da famosa “modelo” Roberta Close, que era conhecida como travesti. Na época houve rumores de que seus cromossomos sexuais eram XY, mas sua genitália era masculina. Como a cirurgia corretiva foi feita em um suposto homem adulto, causou escândalo, e o fato científico ficou em segundo plano. Há muitos casos semelhantes, que não tomam o noticiário em respeito à privacidade das pessoas comuns. E, na verdade, para o tamanho da população do Brasil, esses quase 300 casos são insignificantes. Lembrar que São Paulo é um dos centros mais importantes de medicina no país, para onde convergem casos raros de todo o Brasil, e até de outros países vizinhos. Mas tudo isso são conjecturas. O fato merece mais investigação, como eu já havia dito.
correção: (…) cromossomos eram XX (…)
Entendi, Davi.
Concordo que o G1 não é confiável e o objetivo da reportagem é reforçar a ideologia de gênero. Ainda assim, a USP também não ajuda… Nesse caso o G1 não fez força para publicar besteiras.
Quando se trata de ciência a USP age com irracionalidade em muitos casos. Acredita que a Universidade exigiu passaporte da vacina na Fuvest 2023, agora que a pandemia acabou? A Alesp precisou votar uma lei para proibir a obrigatoriedade.
Todos os assassinos seriais foram molestados na infância. As agressões nessa fase da vida são irreversíveis na saúde mental da pessoa.
Transformar a natureza de uma criança de 4 a 12 anos, além de ser egoísmo dos adultos envolvidos, deveria ser crime hediondo.
Quem nunca se arrependeu de ter feito uma tatuagem?
Serumaninhos ainda não entenderam que arrancar os genitais ou tomar remédios não mudará o sexo da pessoa. Será uma vida de ilusão. Somos aquilo que foi determinado no útero da nossa mãe.
Que façam com adultos maiores de idade, um absurdo fazerem com crianças de 4 anos, isso na vdd é desejo dos pais 💁🏻♀️
Nossos representantes lá em Brasília precisam estar atentos e atuarem decididamente no enfrentamento a fatos como esses.
Espere deitado pelos “representantes”.
Confesso que me senti mal ao ler o título da matéria na página principal da Oeste, e abri a matéria com medo de piorar com o que iria ler. O texto, no entanto, não informa muitos detalhes, e fica o mal estar apenas pelo que a nossa imaginação cria.
Mas eu vou apresentar uma ressalva, que alguém com mais conhecimento técnico pode vir a corroborar (ou não).
A natureza nem sempre segue rigorosamente os modelos teóricos. Crianças nascem com anatomias atípicas. Às vezes invertida em relação à sua composição cromossômica, às vezes com as duas anatomias (hermafroditas). No caso da inversão, só quando a criança começa a se desenvolver é que a anomalia é investigada e diagnosticada. Se isso não for corrigido cedo, podem resultar em muitos problemas na vida da criança, adolescente ou adulto. Acredito que uma boa parte desse casos indicados na matéria, sejam desse tipo, e daí a atuação do SUS. Os demais casos (de opção), se é que existem, certamente devem se submeter a legislação pertinente. O que o provavelmente está acontecendo é a exploração inescrupulosa dessa realidade pelo portal G1 e, neste caso, com objetivos condenáveis. Cabe investigar melhor isso aí.
Concordo c vc. A revista oeste precisa ficar atenta pra não se tornar uma G1 da direita. Seria deplorável
Ainda viverei para ver prisão em massa de pais que hoje permitem um crime destes; tenho uma filha de quatro anos, é uma insanidade imaginar que um pai ou mãe (retardados) acreditam que uma criança nesta idade tenha condições de fazer esta escolha. Repito: É UM CRIME QUE ESTÃO COMEMTENDO COM ESTAS CRIANÇAS E VÃO PAGAR POR ISSO.
Concordo plenamente com vc!! Mas é td lindo na agenda progressista né?! 🤷🏻♀️
Viva o SUS, ao qual faltam recursos para impedir que pessoas morram em suas filas, mas tem recursos para atender vontades pessoais bancadas pelo contribuinte.
O absurdo que é crianças tomando secisao de tal importancia para suas vidas futuras é patente e ja foi suficientemente comentado.
Chamo atenção para o fato de que recursos públicos (nosso dinheiro) estão sendo utilizados para uma coisa com o que, muito provavelmente, a maioria dos brasileiros nao concorda.
Absurdo é o que eu acho submeter menores a todos esses processos. Crianças de 4 a 12 … 4 .?? Meus Deus que absurdo.
Quem lê este artigo e ainda assim concorda com o q faz a “universidade”, é bom q nem tivesse aprendido a ler. Em muitos casos, a ignorância te salva através dos costumes corretos passados pela família. Tristes tempos estes q vivemos.
Uma criança com oito anos de idade não pode fumar, não pode ter relações sexuais, nem votar. Além disso, já se sabe que a grande maioria dos que sofrem de disforia de gênero deixam pra trás essa condição com o tempo.
Não há qualquer racionalidade em permitir procedimentos cirúrgicos ou tratamentos químicos invasivos e, não raro, irreversíveis ou de consequências de longo prazo imprevisíveis, para crianças.
Apenas adultos têm discernimento necessário para isso – e em termos abstratos, considerando a grande quantidade de pessoas trans arrependidas de suas cirurgias.
Concordo plenamente.
Vejo também muitos casos de arrependimento.
O tempo dirá onde está a razão. Vamos aguardar.
Só lamento por essas crianças terem pais tão IRRESPONSÁVEIS e criminosos.