Um idoso de 71 anos morreu depois de cair em um buraco de 40 m que ele mesmo cavou dentro da própria casa, em Ipatinga (MG). O caso ocorreu nesta quinta-feira, 4.
De acordo com vizinhos, João Pimenta da Silva cavou o buraco, pois havia sonhado que haveria ouro debaixo da residência. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o homem começou a cavar o buraco há cerca de quatro meses.
No sonho, conforme Silva falava aos seus colegas, a orientação era que escavasse precisamente no piso da cozinha.
O buraco tem aproximadamente 90 cm de diâmetro e, pelo menos, 40 metros de profundidade.
Leia também: “Morre o empresário Jacob Barata, o ‘rei do ônibus, de 91 anos”
Ao tentar sair do buraco no início da tarde da última quarta-feira, 3, o idoso teria escorregado do suporte de madeira e caído no fundo do poço. No momento do acidente fatal, ele estava trabalhando na retirada de água e de lama.
Cuidado dos bombeiros para a retirada do corpo do buraco
O Corpo de Bombeiros foi chamado para o resgate. Os agentes tiveram de usar equipamentos de proteção individual para o acesso seguro.
Conforme os bombeiros, ainda não se sabe como o idoso fez a complexa escavação de garimpo que foi montada a partir piso da cozinha da casa dele.
Além disso, os bombeiros usaram um cilindro de oxigênio, devido a possíveis riscos respiratórios. Por fim, o grupo conseguiu tirar o corpo da vítima do buraco.
Agentes da Polícia Civil e membros do serviço funerário local estiveram no local.
+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste
Escavar um poço de 90 cm de diâmetro x 40 m de profundidade em 4 meses, 10 metros/mês, é uma façanha para um idoso de 71 anos. Eu tenho um poço desses no meu quintal de onde retiro água para irrigação de plantas e lavagem geral, só tem 9 metros de profundidade e não acho um vivente sequer para limpar o fundo do poço. Definitivamente, hoje não se acha mão-de-obra como antigamente para esse tipo de trabalho.