Imagem da Nasa prova que a Floresta Amazônica não está em chamas

Os incêndios registrados no Brasil perdem para os da Argentina e nem se comparam com os da África
-Publicidade-

Os incêndios registrados no Brasil perdem para os da Argentina e nem se comparam com os da África

-Publicidade-

Focos de queimadas na Amazônia em junho foram os maiores para o mês nos últimos 13 anos, diz Inpe.” “Amazônia tem maior número de queimadas nas primeiras semanas de junho desde 2007.”  “Queimada na Amazônia em junho é a maior dos últimos 13 anos.

Quem lê as manchetes acima, todas publicadas em sites e jornais nas últimas semanas, imagina que a Floresta Amazônica está em chamas. Não é assim — simplesmente não é.

Uma imagem de 18 de julho, emitida pelo Fire Information for Resource Management System (Firms) do Earth System Data (Esdis) da Nasa, mostra os focos de fogo ativos na vegetação do mundo nas 24 horas anteriores. Como se pode constatar, os incêndios registrados no Brasil perdem para os da Argentina e nem se comparam com os que consomem a segunda maior floresta tropical do mundo, a da Bacia do Congo, e a Ilha de Madagascar, ambas na África.

No Brasil, há clarões na altura do Piauí, do Maranhão e na chamada Amazônia legal — que tem uma vegetação bem diferente da que existe na floresta tropical. Pelo menos essa desculpa não poderá mais ser usada para justificar possíveis punições de empresas e governos internacionais para não investir no país.

As fotos da Nasa refletem a realidade do ponto de vista científico. Não se trata de uma opinião.

Leia também: “O que esperar da política ambiental”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

34 comments

  1. O grerpeace faz propagansa mentirosa nas tvs pagas falando que a amazonia esta em chamas. Maa est foto da nasa drve ser divulvada para moatrar mais Está farsa da esquerda.

    1. Acessem a pagina Deter/inpe. La pode ser acessado os dados verdadeiros. Primeiro é feito a queimada. Depois o desmatamento. As queimas são em outras épocas do ano. A taxa de desmatamento está 60 superior a do ano passado. Pesquisem. A PAGINA É DO GOVERNO. Não acreditem em mentiras.

      1. Moro no norte de Mato Grosso região Amazonica não há por aqui uma só fumaça nem se vê no horizonte nem um indício de fogo diferentemente de outros anos.
        Esses europeus querem nos manter sob seu domínio a força de qualquer pretexto.E hora de começarmos a boicotar seus produtos também e não só engolimos suas vontades .

      2. Concordo!

        Florestas aí e indústrias aqui! Salvem suas florestas, não destruam suas florestas como nós destruímos as nossas. Mas continuem a comprar nossos produtos!

        Assim fica fácil né?

      3. Relativizar as queimadas é um erro muito grande! Que importa se as queimadas são maiores aqui ou acolá?! Tá queimando e ponto!
        #saveamazonia
        #savecerrado
        #savepantanal

  2. Duas grandes perguntas sem respostas nesta questão da floresta Amazônica: a primeira se refere exatamente a discrepância entre dados apresentados.Pergunta-se: não há nenhum órgão confiável?A segunda questão: como uma meia dúzia de pica-fumo bota fogo na floresta e sai com tratores arrastando árvores?Quem está exatamente por de trás dessas pessoas.Por que o Governo a décadas não consegue impedi-los? As respostas a imprensa poderá buscar, por favor, pois não se aguenta mais esse disse-me disse!

  3. Certeza que existem fortes interesses econômicos nessa questão da Amazônia. Seria possível conseguir mais fotos da Nasa do período de Junho de 2020 das florestas do mundo? Seria legal que a revista Oeste conseguisse publicar aqui.

  4. Ele interessam sim pela riqueza da Amazônia o resto que se dane . Quem faz o oba oba são os oportunista que visam em suas mentiras tirar proveito financeiro, tipo assim aquela que botou girafas e leons lá na Amazônia.

  5. Em quem podemos confiar, afinal de contas: Se os focos de incêndios registrados nas vegetações da Argentina e África são muito maiores que na Floresta Amazônica no Brasil, por que a grande mídia aqui em nosso país não coloca isso também ao público? Por que só a Amazônia é o alvo da imprensa mundial que procura o tempo todo apontar e esperar punições de empresas e governos internacionais para não investir no Brasil?
    Qual é a verdade nisso tudo?

    1. A foto e verdadeira, mas as queimadas na Argentina e uma forma primitiva de renovação de pastos e utilizada como meio mais econômico de matar pragas e as queimadas na África tem duas causas uma propósital e uma natural. No entanto as queimadas na Amazônia tem uma única intenção, exterminar a floresta que está ali a milhares de anos e substituir por soja e gado pra alimentar outra nações que já destruíram seus patrimônios naturais.

  6. Todo veículo sério de comunicação, deveria divulgar o vídeo da entrevista com o ex ministro Aldo Rebelo pela CNN Brasil, acredito que vai tapar a boca de muita gente.

    1. e por acaso o INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS agora dá opinião????? ah me poupe! E essa imagem diz respeito a UM DIA APENAS, vai lá ver a imagem dos 30 dias… ah olha, é um desserviço esse tipo de “refutação” de pesquisa científica.

      1. O INPE é ocupado e por funcionários públicos e que são em boa parte “militantes políticos” e que não se furtam de sua posição política na hora de escrever relatórios que deveriam ser técnicos.

        Então minha resposta é sim, tenho suspeitas de relatório do INPE.

      2. Você sabe onde fica a Floresta Amazônica no mapa? Pode pegar as imagens desde o início do ano, você vai ver o país todo pintado de vermelho e a floresta fica naquela parte verde.

    1. 1o – O reporte que você trouxe se refere a 2019, esta matéria é de 2020.

      2o – A análise da NASA, no momento em que se encontrava, é bem inconclusiva pois se olharmos os gráficos não daria para dizer se o acumulado do ano seria maior ou se estávamos vendo apenas uma antecipação da curva esperada em função do histórico.

  7. Existem grandes focos na Amazônia sim, dá para ver as áreas nessa imagem. Não podemos comparar o que ocorre na África. Está havendo sim, grande desmonte do meio ambiente no Brasil e há grandes impactos. Isso é inegável!

  8. “e na chamada Amazônia legal — que tem uma vegetação bem diferente da que existe na floresta tropical. ” Claramente não sabe o que é Amazônia Legal. Dica: não é a mesma coisa que mata atlântica.

  9. Moro no norte de Mato Grosso região Amazonica não há por aqui uma só fumaça nem se vê no horizonte nem um indício de fogo diferentemente de outros anos.
    Esses europeus querem nos manter sob seu domínio a força de qualquer pretexto.E hora de começarmos a boicotar seus produtos também e não só engolimos suas vontades .

    1. A Amazônia legal tem uma área de aproximadamente 5,2 milhões de km2. Achar q vai ver focos de incêndio a qualquer momento que ocorrem no Pará do quintal de uma casa no Mato Grosso é como querer ver a Aurora boreal da peninsula Ibérica. Não é assim que acontece. O desmatamento é medido pela instituição mais capaz disso no mundo: o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) . Devem ter orgulho de uma instituição desse porte no país e não rechaçá-la.

  10. Isso é como comparar maçãs e bananas. Não faz sentido. As áreas queimadas na bacia do Congo não tem distinção entre floresta e agricultura. A rotação de cultura na área por meio da queima é comum. Isso infla os focos de queima na região em relação à Amazônia. Além disso, o satélite apresenta dados de ocorrência. Isto é diferente de intensidade. Essa imagem portanto diz que a frequência de incêndios nessas áreas em relação à Amazônia é maior, mais isso não se traduz em intensidade. É preciso ter cuidado ao interpretar essas imagens, o que não foi feito pela autora do texto. Este é um texto irresponsável ao fazer essa interpretação.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site