Um incêndio de grandes proporções consome, desde a noite desta segunda-feira, 9, uma área de mata no Pico das Cabras, no limite entre Campinas e Morungaba, no interior de São Paulo. Até a manhã desta terça-feira, 10, havia o risco de as chamas atingirem o Observatório Municipal Jean Nicolini, referência da astronomia nacional.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Por causa do incêndio, a polícia teve de fechar a Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360). Moradores de fazendas e bairros próximos foram aconselhados a molhar suas casas para diminuir os riscos de serem atingidos.
Ações de combate ao incêndio
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão no local combatendo as chamas. Fazendeiros da região decidiram contribuir no combate e enviaram tratores com tanques de água para ajudar no trabalho. Não houve necessidade de evacuação dos moradores.
Outro incêndio em área de mata assustou os moradores do bairro São Pedro, em Campinas. Segundo a Defesa Civil, até o momento, o fogo consumiu cem hectares de uma área de preservação permanente e vegetação natural.
Impacto das queimadas e medidas emergenciais
As queimadas têm afetado quase todos os Estados brasileiros desde a segunda metade de agosto. Na cidade de São Paulo, o site suíço IQAir considerou o ar como o pior entre as metrópoles do mundo, nesta segunda-feira.
Em 25 de agosto, o governo do Estado de São Paulo anunciou um plano emergencial de saúde em resposta aos incêndios no interior. Os agentes ampliaram a capacidade de atendimento na região de Ribeirão Preto (SP) com serviços de telemedicina e médicos 24 horas por dia.