Um incêndio de grandes proporções consome, desde a noite desta segunda-feira, 9, uma área de mata no Pico das Cabras, no limite entre Campinas e Morungaba, no interior de São Paulo. Até a manhã desta terça-feira, 10, havia o risco de as chamas atingirem o Observatório Municipal Jean Nicolini, referência da astronomia nacional.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Por causa do incêndio, a polícia teve de fechar a Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360). Moradores de fazendas e bairros próximos foram aconselhados a molhar suas casas para diminuir os riscos de serem atingidos.
Ações de combate ao incêndio
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão no local combatendo as chamas. Fazendeiros da região decidiram contribuir no combate e enviaram tratores com tanques de água para ajudar no trabalho. Não houve necessidade de evacuação dos moradores.
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/Incendio-1.jpeg)
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/Incendio-2.jpeg)
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/Incendio-3.jpeg)
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/Incendio-4.jpeg)
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/Incendio.jpeg)
Outro incêndio em área de mata assustou os moradores do bairro São Pedro, em Campinas. Segundo a Defesa Civil, até o momento, o fogo consumiu cem hectares de uma área de preservação permanente e vegetação natural.
Impacto das queimadas e medidas emergenciais
As queimadas têm afetado quase todos os Estados brasileiros desde a segunda metade de agosto. Na cidade de São Paulo, o site suíço IQAir considerou o ar como o pior entre as metrópoles do mundo, nesta segunda-feira.
Em 25 de agosto, o governo do Estado de São Paulo anunciou um plano emergencial de saúde em resposta aos incêndios no interior. Os agentes ampliaram a capacidade de atendimento na região de Ribeirão Preto (SP) com serviços de telemedicina e médicos 24 horas por dia.