Um incêndio atingiu a fachada do casarão do antigo Museu da Casa Brasileira, na zona oeste de São Paulo, na tarde deste sábado, 5.
O museu funcionou no local até 2023, quando terminou o convênio entre a Fundação Padre Anchieta (FPA) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O espaço, chamado de Solar Fábio Prado, passou então a receber exposições.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo o Corpo de Bombeiros, nove viaturas foram enviadas para conter o incêndio. O primeiro-tenente da corporação relatou que o fogo começou durante uma operação de solda.
Apesar de a fachada do local ter sido escurecida pela fumaça, o Corpo de Bombeiros avaliou que a estrutura do prédio não foi comprometida e o interior permaneceu intacto.
O casarão fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima e estava se preparando para uma exposição de 30 anos do icônico programa de televisão Castelo Rá-Tim-Bum.
Em comunicado, o museu esclareceu que o incêndio ocorreu na fachada, onde a exposição estava sendo montada.
O casarão, construído entre 1942 e 1945, é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis e preserva itens históricos da arquitetura brasileira.
Leia também: “Incêndio atinge Edifício Copan, no centro de São Paulo”
Veja a nota do Museu da Casa Brasileira sobre incêndio
“Informamos que na tarde deste sábado, 5, a fachada da montagem da exposição Castelo Rá-Tim-Bum 30 anos, no Solar Fábio Prado, localizado em São Paulo, teve um incêndio.
O local foi evacuado e não houve feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, controlou as chamas e informou que a fachada e parte interna do Solar Fábio Prado não tiveram danos, assim como a estrutura do imóvel histórico.
O incêndio aconteceu na estrutura tubular da exposição do lado de fora do espaço físico do Solar Fabio Prado, que não sofreu danos em sua estrutura interna, bem como a montagem interna da exposição não sofreu danos.
Por enquanto, o lançamento da exposição que se iniciaria na próxima quinta-feira (10) está suspenso. Todas as pessoas que adquiriram ingresso até o momento serão informadas sobre a nova data de início da exposição.”
Felizmente, de acordo com o comunicado, não houve perda da História. Tomara q seja possível restaurar a fachada!