Um incêndio florestal já devastou mais de 10 mil hectares no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região de Alto Paraíso de Goiás (GO). As chamas começaram na quinta-feira 5 e, neste domingo, 8, entraram em seu quarto dia.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) enviou dois aviões para ajudar a combater o fogo.
De acordo com um boletim divulgado pelo ICMBio neste domingo, uma das frentes do incêndio está se expandindo. Conforme o instituto, o fogo atinge áreas ecologicamente importantes para a Chapada dos Veadeiros.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Por causa do relevo acidentado, as aeronaves disponíveis não conseguem atuar nessa frente”, afirmou o instituto, em nota divulgada à imprensa. Um helicóptero de apoio deve se juntar à operação.
O ICMBio também informou que não há dados sobre a origem dos focos de incêndio na Chapada dos Veadeiros. Até o momento, também não há suspeitos identificados.
Cerca de 50 brigadistas estão trabalhando dia e noite, de forma ininterrupta, para combater as chamas, segundo o boletim.
Impacto na infraestrutura da Chapada dos Veadeiros
As chamas começaram no Paralelo 14, onde passa a Rodovia GO-118. A estrada conecta Alto Paraíso às cidades de Teresina de Goiás e Cavalcante. No sábado 7, o trânsito foi interrompido na área devido à fumaça intensa.
Leia mais:
Em vídeos compartilhados nas redes sociais, brigadistas da Rede Contrafogo relataram a dificuldade de controlar o incêndio.
Leia também: “Incêndios: de quem é a culpa?”, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 232 da Revista Oeste