Os incêndios que há mais de três meses atingem o Pantanal transformaram o bioma em uma espécie de cemitério a céu aberto. Segundo o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap), cobras, jacarés e anfíbios são maioria entre os animais mortos.
O fotógrafo de natureza Araquém Alcântara documentou as cicatrizes deixadas pelo fogo na fauna e na flora do Pantanal. Ele esteve no bioma para registrar os incêndios, que já destruíram mais de 5% da área meste ano.
As imagens mostram carcaças queimadas de cobras e jacarés, que evidenciam a devastação. As serpentes e os jacarés são especialmente vulneráveis às chamas por rastejarem, já que são atingidos mais rápido pelo fogo. Lagartos e anfíbios, como sapos, também estão entre os mais afetados pelas chamas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O Pantanal abriga mais de 2 mil espécies de plantas, 269 peixes, 131 répteis, 57 anfíbios, 580 aves e pelo menos 174 mamíferos. O número de invertebrados é desconhecido.
Pantanal teve pior mês de junho da história em termos de queimadas
Ainda é cedo para estimar o número de animais mortos pelas queimadas no Pantanal. O bioma registrou o pior mês de junho em termos de queimadas desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou o monitoramento, em 1998.
Um estudo realizado em 2020 por 30 pesquisadores de órgãos públicos, universidades e ONGs estimou que, naquele ano, pelo menos 17 milhões de animais vertebrados morreram devido às queimadas.
Leia também: “Pantanal: Marina Silva e Lula culpavam Bolsonaro e Ricardo Salles por incêndios de 2020”
Agora pode pegar fogo a Marina fala umas asneiras igual ao Lula e está tudo bem.
A Globolixo nem menciona a queimada. Gentinha hipócrita comprada.
Lula e Marina Silva são os responsáveis diretos por essa catástrofe ambiental. Nenhum artista da Globo vai se pronunciar? A palavra de ordem é o silêncio? Ah… entendi…
Mas é fogo e paixão, tipo Wando. Agora tudo pode. Agora o amor venceu.