A Polícia Federal (PF) foi acionada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para investigar algumas imagens do caderno de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que começaram a circular nas redes sociais pouco depois do início da prova, neste domingo, 5.
A informação foi confirmada por Oeste com assessoria de comunicação do Inep. Conforme a entidade, todas as providências cabíveis serão tomadas. O Enem tem duração de cinco horas e 30 minutos.
+ Enem 2023 começa neste domingo, 5
Os inscritos podem sair da sala a partir das 15h30, mas sem o caderno de respostas. Apenas aqueles que terminam a prova após às 18h30 podem sair com o caderno.
Até o momento, o Inep não trabalha com a tese de que a prova tenha sido vazada. As imagens que estão nas redes sociais mostram quatro textos usados como base para a redação.
+ O que você precisa saber sobre o Enem
Neste ano, o tema da dissertação é: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
O primeiro dia do Enem
Neste domingo, os candidatos realizam as provas de linguagens (40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol), ciências humanas (45 questões) — além da redação. A aplicação terá cino horas e 30 minutos de duração.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
No próximo dia 12, os participantes fazem as avaliações de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões). A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.