Faltando cinco dias para o encerramento das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltaram uma nota de esclarecimento no site deste.
Pela primeira vez, falou-se oficialmente na possibilidade de adiamento da prova, que já conta com mais de 3,5 milhões de inscritos.
Leia também: Falta de consenso sobre o Enem deixa educadores apreensivos
O Comitê Operativo de Emergência, criado pelo MEC com associações representativas e órgãos de universidades, tratou do tema com o Inep: “Foram destaques das discussões, no âmbito desse Comitê, as tratativas empreendidas a respeito do cronograma do Enem 2020, ocasião em que já se demonstrou abertura para nova alteração da data de aplicação das provas, tão logo o cenário fique mais definido, o que se reafirma na presente nota”.
A entidade afirmou também que ficou uma data apenas para que todos pudessem ter uma base e a certeza de que o Enem vai ser realizado. “A fixação de uma data não a torna imutável, ainda mais no atual momento [de crise por causa do coronavírus]”, frisou o Inep.
O esclarecimento termina dizendo que tanto o MEC quanto o Inep continuam abertos ao diálogo com a sociedade e que buscam o melhor para a educação brasileira.