Os servidores no bloco da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília, têm lidado com um problema além da criminalidade. A presença de ratos e fezes dos roedores atormenta os funcionários há duas semanas; a situação persiste mesmo depois da aplicação de veneno.
Um servidor que preferiu não se identificar disse ao portal Metrópoles que os roedores se locomovem principalmente pelos dutos de ar-condicionado, localizados no chão, o que aumenta o risco de contaminação. “A chance de alguém pegar uma doença é muito grande”, afirmou o policial, que destacou ainda o descaso dos gestores em resolver a situação.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A situação está saindo do controle, disse o policial. Segundo ele, a falta de verba teria dificultado uma solução definitiva, o que tem contribuído para o mal-estar entre os funcionários. “Logo na DGP, onde se deveria preocupar com o bem-estar do servidor, parece que os diretores estão fazendo pouco caso.”
▶️ Infestação de ratos toma conta de prédio da PRF no DF: “Clima ruim”
— Metrópoles (@Metropoles) November 29, 2024
Segundo os relatos, há 15 dias, o problema foi identificado, mas a situação persiste, mesmo após a aplicação de veneno contra os roedores
Leia: https://t.co/M91vywjPCH pic.twitter.com/pgGeKuewRr
Embora os ratos não sejam vistos durante o dia, vestígios da presença deles, como fezes e cabos roídos, são frequentemente encontrados ao amanhecer. Preocupados com a saúde e o bem-estar no local de trabalho, os servidores da PRF já pediram providências imediatas, mas não obtiveram resposta eficaz até o momento. “O clima não é bom”, concluiu o policial.
Risco de leptospirose preocupa servidores da PRF
Em vídeo gravado pelos servidores da PRF, é possível ver as fezes dos ratos espalhadas pelo ambiente. A principal preocupação entre os policiais é o risco de doenças transmitidas pelos roedores, como a leptospirose.
A doença, causada pela bactéria Leptospira, é transmitida pelo contato com a urina de ratos contaminados. A infecção pode ocorrer com o simples contato da pele com água contaminada.
Os sintomas iniciais da leptospirose incluem febre alta, calafrios, dores de cabeça e musculares, principalmente nas panturrilhas, além de náuseas, vômitos e olhos vermelhos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a doença um mal negligenciado e estima que, a cada ano, surjam 500 mil novos casos no mundo, com taxa de mortalidade entre 10% e 70% em casos graves.
De acordo com a infectologista Emy Akiyama Gouveia, do Hospital Israelita Albert Einstein, a leptospirose é uma doença de notificação compulsória no Brasil. Ou seja, qualquer caso suspeito deve ser imediatamente comunicado às autoridades de saúde para ações de controle e prevenção.
“Essas ações visam a evitar a propagação da doença e proteger a saúde pública”, explicou a especialista ao Metrópoles.
Os ratos estão no poder.
Normal que a proliferação de ratos se espalhe por toda Brasília…..
Afinal, há excesso de ratos no alvorada, no planalto, no torto, no STF, na PF, nos ministérios e no congresso. Ratazanas se reproduzem com muita velocidade e voracidade em ambiente favorável desde 2023…..
Pena que esta infestação não ocorreu no prédio do STF…Eles iriam se sentir em casa e ninguém iria reclamar.
é uma mera visita de familia. Agora eles estão bem acompanhados.
Com “ratos e ratazanas” infestando o Palácio do Planalto, a Câmara, o Senado, o STF, a PF e que vem destruindo tudo em Brasília e até mesmo no Brasil, é absurdo essa preocupação e o desperdício de tempo e dinheiro para cuidar dos ratos da PRF ….
O m2 com mais ratos em Brasilia esta no Congresso Nacional.
Conforme o último índice divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, o Brasil contava com pelo menos 54 milhões de cães e 24 milhões de gatos., muitos desses animais são alimentados com rações, que ficam expostas em casas e condomínios, e as que não são consumidas pelos animais , ficam a disposição para pombos e ratos, como vejo aqui na minha cidade.
Conforme o último índice divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, o Brasil contava com pelo menos 54 milhões de cães e 24 milhões de gatos., muitos desses animais são alimentados com rações, que ficam expostas em casas e condomínios, e as que não são consumidas pelos animais , ficam a disposição para pombos e ratos, como vejo aqui na minha cidade.
Brasília é a cidade que mais tem ratos no Planeta. Não me refiro aos roedores.
Não vejo problemas pois eles são coniventes e servem fielmente a maior infestação de ratos em Brasilia…………….
Infelizmente, concordo com você. A ratazana-chefe comprou e tem a proteção de um ninho supremo.
Mas Brasília inteira está tomada por ratos. Não, não estou falando dos roedores.