O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de severidade considerado perigoso. O aviso tem início nesta quarta-feira, 11, às 13h, e se estende até as 10h de quinta-feira 12.
O alerta engloba diversos municípios distribuídos por Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e o Distrito Federal.
As condições climáticas indicam acumulados de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm ao longo do dia. Eles serão acompanhados de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Os principais riscos são queda de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Leia mais:
A população das regiões listadas deve redobrar a atenção e seguir as orientações das autoridades. Para quem precisa transitar por áreas de risco, é importante evitar locais alagados e monitorar as atualizações meteorológicas.
Para minimizar os riscos, o Inmet recomenda evitar se abrigar debaixo de árvores, por causa do risco de quedas e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão nem placas de propaganda e desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, caso necessário.
Confira se sua cidade está sob risco de chuvas intensas
Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste