publicidade
Brasil

Inmet: Centro-Oeste tem alerta amarelo para baixa umidade

Clima seco se intensifica e exige cuidados com a saúde; em Cuiabá, calor deve passar dos 34°C até o fim da semana

Umidade
A capital de Mato Grosso é um dos pontos mais atingidos pela estiagem | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira, 8, um alerta de baixa umidade para grande parte do Brasil, com destaque para toda a Região Centro-Oeste.

A advertência vale das 11 horas às 19 horas e atinge áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e partes do Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará e Bahia. Como resultado, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 20% — patamar considerado crítico para a saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Embora o risco de incêndios florestais ainda seja baixo, o Inmet recomenda que a população redobre os cuidados: hidrate-se, evite exercícios ao ar livre e minimize a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

A capital de Mato Grosso é um dos pontos mais atingidos pela estiagem. Os dias seguem com grande amplitude térmica: manhãs frias e tardes de calor intenso.

Inmet
Alerta Inmet | Foto: Reprodução/Inmet

Nesta quarta-feira, 9, a previsão indica mínima de 14°C e máxima de 31°C. Na quinta, os termômetros devem variar entre 14°C e 33°C. A sexta-feira deve registrar até 34°C, com mínima de 15°C. No sábado, a oscilação vai de 15°C a 33°C. O céu permanece limpo e sem nuvens durante todo o período, com ausência total de chuvas.

Inmet destaca expansão da massa de ar seco pelo Brasil

A situação em Mato Grosso reflete um fenômeno mais amplo. O mapa divulgado pelo Inmet mostra que a massa de ar seco cobre boa parte do território brasileiro. Regiões do Norte e do Nordeste, como o Pará, o Maranhão e o Piauí, também foram incluídas no alerta.

+ Leia também: “Frio intenso e ar seco avançam pelo Centro-Sul nesta terça-feira, 8”

Nesse sentido, as autoridades locais devem reforçar campanhas de conscientização. Também precisam oferecer suporte à população vulnerável, especialmente crianças e idosos, mais afetados pelo tempo seco.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade