O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na quarta-feira 26 a previsão do tempo para julho. O órgão prevê temperaturas acima da média em grande parte do Brasil durante o mês. A chuva deve se concentrar no norte da Região Norte e em áreas específicas do litoral brasileiro.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo o Inmet, a diminuição das chuvas em certas regiões pode aumentar a incidência de queimadas e incêndios florestais, além de elevar o número de casos de doenças respiratórias. A falta de precipitação também pode afetar negativamente as lavouras de milho segunda safra e trigo.
As temperaturas devem ser superiores à média no centro-norte do país e podem superar os 26ºC, principalmente na divisa do sul do Pará com Mato Grosso e o Tocantins. Essas áreas devem registrar menos chuva, com possibilidade de ocorrência de calor em excesso em alguns dias do mês.
Previsão do tempo para julho indica temperaturas abaixo da média nas demais regiões
Em algumas regiões do Centro-Oeste e do Sudeste, além do interior do Nordeste, as temperaturas podem ficar próximas ou ligeiramente abaixo da média. Nessas áreas, a temperatura deve variar entre 20ºC e 22ºC.
Leia também:
De acordo com a previsão do tempo do Inmet, as temperaturas devem ser acima da média para o mês nos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, as temperaturas devem ficar próximas ou ligeiramente abaixo da média.
Há também a previsão de geadas em algumas áreas por causa da entrada de massas de ar frio. Regiões de maior altitude no Sul e no Sudeste devem registrar temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC.