publicidade
Brasil

Na contramão das regiões Sul e Sudeste, Belém tem clima de verão

A capital do Pará registra temperaturas acima de 30ºC, enquanto outras regiões do Brasil têm frio

Nascer do Sol no horizonte
Belém deve ter sol forte ao longo do mês de junho | Foto: Reprodução/Pxhere

O sol e o calor intensos em Belém deixam claro que o verão 2024 chegou ao Pará. O clima contrasta com outras regiões do país, que enfrentam chuvas fortes e temperaturas baixas. Nesta sexta-feira, 31, a capital paraense deve registrar máximas de 31ºC e mínimas de 24ºC.

O meteorologista José Raimundo Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), confirmou ao jornal O Liberal que o verão já chegou ao Pará, na última quarta-feira, 29. A sede do órgão é em Belém.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

“Está, sim, começando o verão”, disse Souza. “E podemos verificar que os dias têm sido ensolarados e que há a incidência de chuvas no fim da tarde e no começo da noite, o que deverá se prolongar ao longo do mês de junho.”

As chuvas no fim da tarde e no início da noite são causadas por linhas de instabilidade, geradas por brisas marítimas e pela convergência da umidade do Oceano Atlântico.

Belém pode registrar chuvas intensas

Esses fenômenos formam nuvens de chuva, que podem causar precipitações intensas e vendavais. Distúrbios nas ondas de leste, formadas no oeste da África, também contribuem para essas chuvas.

As temperaturas serão elevadas em todo o Pará. No sul e no sudeste do Estado, as máximas devem variar entre 35°C e 37°C. Em junho, a região deve registrar muito sol e calor, com poucas chuvas, de acordo com Souza.

Leia também:

Moradores de Belém aproveitam o clima ensolarado de junho para viajar para áreas de praia próximas nos fins de semana, antes mesmo da temporada de férias em julho.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade