O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira, 6, quatro alertas nas cores laranja e amarela que atingem todas as regiões do Brasil. Os avisos são de tempestade, chuvas intensas e baixa umidade.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O alerta de cor laranja, que representa “perigo”, é referente a chuvas intensas. O aviso atinge o Distrito Federal e quatro Estados: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa parte do país deve receber precipitação de até 100 mm/dia e ventos intensos de 100 km/h.
De acordo com o Inmet, há três alertas de cor amarela, que indicam “perigo potencial”. O primeiro atinge boa parte do país e avisa sobre chuvas intensas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h.
O alerta amarelo de chuvas intensas atinge 17 Estados:
- Amapá;
- Rondônia;
- Roraima;
- Acre;
- Amazonas;
- Pará;
- Mato Grosso;
- Goiás;
- Tocantins;
- Bahia;
- Maranhão;
- Piauí;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- São Paulo; e
- Mato Grosso do Sul.
O outro alerta amarelo indica tempestade na Região Sul e partes do Centro-Oeste e do Sudeste. Há previsão de chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. O aviso atinge cinco Estados: Mato Grosso Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
+ Leia mais notícias de previsão do tempo em Oeste
O último alerta amarelo emitido pelo Inmet atinge a Região Nordeste e avisa sobre a baixa umidade. “Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%”, informou o instituto. O alerta atinge cinco dos nove Estados: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
O Inmet orienta os moradores das regiões atingidas a beber muito líquido, evitar fazer atividades físicas nos horários mais secos do dia e evitar exposição ao sol.
Leia também: “Confira a previsão do tempo para até 21 de fevereiro”