Nesta segunda-feira, 5, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou a previsão do tempo para o Brasil para as próximas duas semanas. De acordo com o instituto, já na primeira semana, entre os dias 5 e 12 de fevereiro, espera-se grandes acumulados de chuva, com valores acima de 60 milímetros (mm).
As precipitações devem ser registradas em áreas das Regiões Norte, Centro-Oeste e também Sudeste do país. Já na zona Norte do Brasil, o Inmet prevê que, um função da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), também haverá ocorrência de chuva. As precipitações são esperadas principalmente no Amapá e no norte do Pará e do Maranhão.
Previsão do tempo para a 1ª semana (05/02/2024 a 12/02/2024)
Região Norte
Para o Norte do país, de acordo com o Inmet, são previstas pancadas de chuva, principalmente no fim de semana. O volume de chuvas pode superar os 50 mm em toda a Região, com destaque para áreas do Amazonas, Tocantins, Pará, Amapá, que pode vir acompanhado de raios e ventanias.
Para as demais áreas da Região, os meteorologistas não descartam a possibilidade de chuva isolada, mas com menores acumulados.
Região Nordeste
A previsão é de chuvas intensas em áreas do Maranhão, Piauí, sul do Ceará, oeste da Bahia, sertão de Pernambuco e Paraíba, onde os acumulados podem ser superiores a 50 mm. Na Bahia, entre os dias 10 e 11 de fevereiro, as chuvas vão se concentrar sobre grande parte do Estado. Já nas demais áreas, haverá predomínio de tempo seco, porém não se descartam pancadas de chuva isoladas no litoral.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste
Em ambas as regiões, de acordo com o Inmet, são previstas pancadas de chuva localmente fortes, com potencial para o registro de volumes maiores que 60 mm. Há risco de tempestades com raios, rajadas de ventos e até queda de granizo em áreas de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nas demais áreas da Região, a previsão é de chuvas com menores acumulados, mas que podem superar os 30 mm.
Região Sul
Para a Região Sul do Brasil, os meteorologistas preveem chuvas isoladas em áreas do leste do Paraná e sudeste de Santa Catarina no decurso da semana, com acumulados que podem superar os 30 mm. Mas no interior da Região a previsão é de pouca chuva.
Previsão do tempo para a 2ª semana (13/02/2024 a 21/02/2024)
Região Norte
O Inmet prevê acumulados maiores que 50 mm no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul e leste do Pará, Amapá e Tocantins. Já em Roraima, nordeste do Amazonas e noroeste do Pará, a previsão é de acumulados menores.
Região Nordeste
A previsão indica pancadas de chuva, podendo superar os 50 mm, com destaque para áreas do Maranhão, Piauí, Bahia, Paraíba e sertão de Pernambuco. Porém, nas demais áreas, é previsto pouca chuva.
Centro-Oeste e Sudeste
São esperadas pancadas de chuva, principalmente em áreas de Mato Grosso, Distrito Federal e em todos os Estados da Região. A chuva pode ultrapassar os 50 mm. Já em Mato Grosso do Sul e em Goiás, são previstos menores acumulados de chuva.
Região Sul
Por fim, para o Sul a previsão indica chuva localmente forte, com acumulados que superam os 60 mm nos três Estados. Só não deve chover com intensidade na região sudeste do Rio Grande do Sul.