O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para chuvas intensas. Os avisos, classificados como “perigo” e “perigo potencial”, abrangem grande parte do país. Ambos permanecem válidos até as 10h desta quarta-feira, 15. Entre as áreas atingidas estão São Paulo, Minas Gerais e outras 20 unidades federativas.
O alerta amarelo, que indica “perigo potencial”, prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora. O volume pode alcançar 50 mm ao longo do dia. As chuvas virão acompanhadas de ventos com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Os Estados listados no alerta incluem Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Inmet destacou possíveis ventos intensos
O Inmet destacou possíveis ocorrências de ventos intensos, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Também há um baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Para evitar acidentes, a população deve evitar o abrigo sob árvores, que podem cair ou atrair descargas elétricas.
Recomenda-se, ainda, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão nem placas de propaganda. Outra orientação é não usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.
O instituto também emitiu dois alertas laranja, que indicam “perigo”, para chuvas intensas em áreas específicas. Esses avisos abrangem os Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins. A previsão indica precipitações entre 30 e 60 mm por hora. Em alguns locais, o volume pode atingir 100 mm por dia, com ventos entre 60 km/h e 100 km/h.
Em Minas Gerais, os temporais continuam na região de Ipatinga. Os deslizamentos de terra já causaram dez mortes e deixaram 67 pessoas desabrigadas. Segundo a Climatempo, as chuvas devem diminuir entre meio-dia e 16h. No entanto, a previsão revela que a precipitação volta a se intensificar durante a noite.