O deslocamento lento de uma frente fria pelo Sudeste, combinada ao calor e à alta umidade em áreas do centro-norte do Brasil aumentam a probabilidade de chuva volumosa ao longo desta sexta-feira, 22.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a situação é de perigo para chuva forte, com raios e ventania em áreas do Triângulo Mineiro, Grande Belo Horizonte, norte de Minas e do Espírito Santo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No Centro-Oeste e no Norte do país, também há alto potencial para temporais em Mato Grosso, Goiás, no Distrito Federal, norte de Mato Grosso do Sul, Rondônia e no sul e oeste do Amazonas. Além disso, também chove forte no extremo sul do Tocantins e da Bahia.
Chuva pode acumular altos volumes
Em todas essas localidades, a previsão é de acumulados de chuva de até 100mm, além de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h.
Leia também: “Frente fria e pancadas de chuva: veja a previsão do tempo para as 5 regiões do Brasil”
O Inmet também alerta para o alto potencial de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A tarde e a noite desta sexta-feira também vão ser marcadas por algumas pancadas isoladas de chuva em outras localidades do Brasil, inclusive na região de Vitória, no Rio de Janeiro, no norte e noroeste de São Paulo, Palmas, em Campo Grande e nas demais áreas de Mato Grosso do Sul.
Leia também: “Frente fria chega nesta quinta-feira ao Sudeste; confira a previsão do tempo”