O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para chuvas intensas no leste de Santa Catarina. O aviso vale para esta sexta-feira, 17, e para o sábado 18.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O Inmet emite o alerta vermelho quando há alta probabilidade de chuvas fortes. Isso inclui precipitações acima da média, que podem causar inundações e deslizamentos de terra.
Chuvas intensas em Santa Catarina serão superiores a 100mm/dia
De acordo com o instituto, as chuvas no leste do Estado catarinense serão superiores a 60mm/h ou acima de 100mm/dia. Além disso, há risco de transbordamentos de rios.
No momento das chuvas intensas, as pessoas devem desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de inundação, como tem acontecido no Estado, a população deve proteger seus pertences envoltos em sacos plásticos.
Para mais informações, os moradores podem acionar a Defesa Civil, por meio do telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Os municípios atingidos serão:
- Águas Mornas;
- Angelina;
- Antônio Carlos;
- Balneário Camboriú;
- Balneário Piçarras;
- Barra Velha;
- Biguaçu;
- Bombinhas;
- Brusque; e
- Camboriú.
Prefeito de Itapema (SC) grava vídeo com água no peito
Nesta quinta-feira, 16, as chuvas intensas que atingiram Santa Catarina provocaram alagamentos e arrastaram carros em várias cidades. A situação foi tão crítica que o prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), ficou com a água no peito durante a gravação de um vídeo para as redes sociais.
Na gravação, ele solicita barcos para resgatar as pessoas que estavam ilhadas. “Quem tiver barco, a gente solicita ajuda aqui”, disse. As áreas mais afetadas foram a Região Metropolitana de Florianópolis e o litoral norte do Estado. Até o momento, não há registro de mortes.
Dados das estações meteorológicas estaduais mostram que, até as 19h desta quinta-feira, 16, Tijucas recebeu 305 mm de chuvas, enquanto Florianópolis registrou 270 mm. São José e Balneário Camboriú também foram impactadas, com 138 mm e 131 mm, respectivamente.