O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu seis alertas por situações meteorológicas adversas que atingem 21 Estados e o Distrito Federal, nesta sexta-feira, 13. Os avisos ocorrem por causa de tempestades, onda de calor e baixa umidade.
O órgão emitiu dois alertas de cor vermelha, que representam grande risco à população. O primeiro indica onda de calor com risco à saúde por temperaturas de 5ºC acima da média. O aviso é válido até as 23h59 desta sexta-feira e atinge áreas de nove Estados. São eles:
- Sul do Amazonas;
- Rondônia;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Sul de Goiás;
- São Paulo;
- Sul de Minas Gerais;
- Sul do Rio de Janeiro; e
- Norte do Paraná.
O segundo alerta vermelho informa sobre a baixa umidade que atinge parte da região central do Brasil. De acordo com o Inmet, as áreas atingidas estão com umidade relativa do ar abaixo de 12%. As condições são favoráveis para o registro de incêndios florestais e prejudiciais à saúde, especialmente de moradores que possuem doenças pulmonares.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O alerta de baixa umidade atinge o norte do Estado de São Paulo, além do Triângulo Mineiro, o sul de Goiás, o norte de Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso. O Inmet divulgou orientações aos moradores das regiões afetadas:
- beba bastante líquido;
- atividades físicas são nocivas em tal tempo seco;
- evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- use hidratante para pele e umidifique o ambiente; e
- evite bebidas diuréticas (café e álcool).
O órgão também orienta os moradores a obterem mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Alertas de baixa umidade do Inmet
O órgão também emitiu outros dois alertas por baixa umidade. O aviso de cor laranja indica perigo por umidade do ar de 12% a 20% e atinge do sul do Maranhão e do Piauí até os Estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná.
O alerta amarelo de baixa umidade indica perigo potencial por umidade relativa do ar de 20% a 30%. O aviso tem uma área mais abrangente, passando por toda a Região Centro-Oeste e quase todo o Nordeste e Sudeste.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar de 50% a 60%. Acima ou abaixo desse porcentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde e aos bens materiais.
A Região Sul tem dois alertas por tempestade. O aviso na cor laranja informa sobre a possibilidade de chuva de até 60 mm/h ou até 100 mm/dia. Além disso, há possibilidade de ventos de até 100 km/h e queda de granizo. As regiões atingidas são o sul do Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.
“Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, informou o Inmet.
Já o alerta de cor amarela atinge a região central do Rio Grande do Sul e toda a costa sul gaúcha. O local deve ser atingido por chuvas de até 30 mm/h ou 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. A área também pode registrar queda de granizo.