O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas de chuvas intensas e tempestades que atingem Estados das cinco regiões do país e vigoram entre este domingo, 26, e esta segunda-feira, 27. Todos os alertas são de perigo potencial. Um deles é de tempestade e os demais são de chuvas intensas.
O alerta de tempestade vale para toda a faixa norte de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o oeste do Rio de Janeiro. Ele vigora até 18 hora deste domingo, 26. Segundo o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. É baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Para uma faixa do Paraná e pequenos pontos de Santa Catarina e São Paulo o alerta do Inmet, em vigor até as 20h deste domingo, é de chuvas intensas. Pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
Um terceiro alerta vale para São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, faixa norte do Paraná, leste do Mato Grosso do Sul e uma pequena faixa de Goiás. Pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). A recomendação de cuidado vale até as 10 horas desta segunda-feira, 27.
O Inmet também emitiu alerta para os Estados do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, abrangendo Mato Grosso, Rondônia, Acre, Pará, Amapá e parte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Maranhão. Até as 10 horas desta segunda, 27, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos intensos podem chegar a 60 km/h.
Há ainda um último alerta, para o Ceará e o norte do Piauí, além de pequenas partes do Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Nesse caso, o alerta vai até as 20 horas deste domingo e indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).