O ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, encerrou neste domingo, 31, seu período de isolamento na Penitenciária Doutor José Augusto Salgado, em Tremembé, no interior de São Paulo. Agora, o ex-atacante da Seleção Brasileira poderá interagir com outros detentos depois da etapa de adaptação.
Leia mais: “Carla Zambelli solicita investigação sobre interferência de Janja no caso Robinho”
Robinho cumpre uma pena de nove anos em regime fechado por estupro, em um caso ocorrido em 2013 na Itália. Depois de ser condenado em todas as instâncias na Europa, a Justiça local solicitou a transferência da pena para o Brasil. Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela transferência, e a defesa do ex-jogador recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A cadeia de Robinho
A Penitenciária Doutor José Augusto Salgado, em Tremembé, a 130 quilômetros de São Paulo, foi escolhida para abrigar Robinho. Conhecida por já ter detido diversos “famosos”, como Alexandre Nardoni, os irmãos Cravinho e Roger Abdelmassih, entre outros, a unidade é considerada mais controlada e não recebe membros de facções desde o início do século.
Inaugurada em 1955, a penitenciária tem capacidade para pouco mais de 400 presos e abriga detentos de regimes fechado e semiaberto. Com celas que variam de 8 a 15 metros quadrados, a maioria dos presos possui ensino médio e superior.
Leia também: “Casos Robinho e Daniel Alves: Justiça brasileira foi mais rígida do que a espanhola, diz advogado”
O local conta com estruturas como campos de futebol, biblioteca, salão de jogos, igreja ecumênica e horta, além de permitir visitas aos sábados e aos domingos.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste