O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta terça-feira, 31, que um segundo cidadão brasileiro foi retirado do Afeganistão, assim como sua família. A identidade dele e dos familiares não foi divulgada.
Na sexta-feira 27, o Itamaraty havia anunciado a retirada do primeiro brasileiro do país, agora controlado pelo Talibã. “O governo brasileiro concluiu, com êxito, a retirada do Afeganistão de dois nacionais brasileiros, bem como de suas famílias, que haviam solicitado auxílio do Itamaraty para deixar aquele país”, informou a pasta. “Todos se encontram em boas condições de saúde e em segurança.”
Leia mais: “Com tiros, Talibã celebra saída dos EUA do Afeganistão”
O segundo brasileiro retirado do Afeganistão deixou o país acompanhado por seis familiares. Todos seguiram direto até o Paquistão, em uma operação terrestre liderada pela Embaixada do Brasil em Islamabad.
Leia também: “Talibã fala em manter ‘boas relações diplomáticas’ com EUA”
Segundo o Itamaraty, o governo “segue monitorando a situação dos cidadãos brasileiros que manifestaram interesse em permanecer no Afeganistão” e está “atento aos pedidos de afegãos com visto de residência no Brasil, dentro das possibilidades legais de apoio a estrangeiros”.