A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL) virou alvo nas redes sociais da patrulha da esquerda e seus satélites na imprensa depois de colocar o dedo em uma ferida aberta na capital paulista: a cracolândia — e tudo o que ela representa para a sociedade. O tiroteio começou quando Janaina jogou luz para uma realidade que muitos tentam esconder sob o manto do politicamente correto: entregar alimentos, roupas, sabonete e doações afins realmente é uma porta de saída para os dependentes que vivem em situação degradante ali?
Ela se referia a uma ação do midiático padre Julio Lancelloti, que faz sucesso na internet sempre que sai de casa para entregar marmitas aos frequentadores da cracolândia no centro de São Paulo. No sábado, 7, a Polícia Militar impediu a equipe dele de entrar na área por riscos de segurança.
Lancelotti é ativista dos direitos humanos e aliado de políticos do PT e do PSOL no Estado, como Guilherme Boulos, e foi um dos entusiastas do programa Braços Abertos da gestão municipal de Fernando Haddad, depois apelidado de “Bolsa Crack” — a prefeitura dava dinheiro e abrigava os usuários em hotéis-cortiços na região se eles varressem as ruas, por exemplo. O tempo passou, o programa acabou estimulando a chegada de novos interessados na bolsa-crack — inclusive traficantes que sabem onde o dinheiro está — e os hotéis tornaram-se inabitáveis pelo horror flagrado nos quartos por agentes públicos durante fiscalizações.
Eu não ataquei ninguém, só estou propondo uma reflexão. Há anos, todos reclamam da Cracolândia, mas ninguém tem coragem de olhar para as ações que findam por colaborar que aquela região siga assim. Alimentar no vício só estimula o ciclo vicioso! Peço que pensem a respeito!
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) August 8, 2021
A maioria dos ataques a Janaina Paschoal partiu de influenciadores nas redes sociais que talvez nunca tenham cruzado a rua Helvetia, nem a Dino Bueno ou precisaram do Terminal Princesa Isabel e da Estação da Luz — mas, se conhecem, talvez até pela opção de poder ficar em suas casas por causa da pandemia, não notaram que o cenário piorou (e muito). O número de furtos de pertences, como celulares e bolsas, e a ausência de zeladoria urbana também pressiona o comércio a fechar as portas.
Se você morasse em Campos Elíseos, tivesse que sair cedo todo dia, sabendo que seus filhos precisam sair para a escola, andando no meio de pessoas completamente "chapadas" pelo crack, como ficaria sua cabeça? Teria tranquilidade para trabalhar? Quem defende essas crianças?
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) August 8, 2021
É claro que o tema é árduo e tem muitos lados — especialmente o da saúde pública. Também é óbvio que nem ela nem ninguém com o mínimo de compaixão estava reclamando da ação social, da caridade e do espírito humanitário. O ponto para reflexão era outro: a maior metrópole da América do Sul não pode ter uma zona de sombra — e aí Janaina Paschoal só falou verdades. Tampouco se tratava de incentivar o uso da força policial sem estratégia nem cautela. Só que é preciso fazer prevalecer a ordem das coisas, salvar quem não consegue mais sair daquele labirinto e encarar o problema de uma vez por todas. Ou a Cracolândia se tornará algo ainda pior do que um Skid Row, um loteamento onde a lei não impera e muito menos o estado de Direito.
É hora — e já passou da hora — de enfrentarmos o debate sobre internação compulsória no Brasil. Pelo bem de todos.
Tenho refletido muito nos últimos meses sobre a Cracolândia, as ocupações de praças e viadutos pela cidade, e cheguei a seguinte conclusão, versa-se muito sobre o direito de ir e vir, mas ao ter esses espaços tomados o direito de ir e vir da maioria está sendo tolido, eu mesmo, evito transitar por esses locais. Tenho meu direito de usar o espaço público apropriado por poucos. Parabéns deputada.
A deputada Janaina está certa em levantar o problema. Conheço a região onde está a cracolândia, só que não circulo por lá há mais de 30 anos, ocasião em que quase fui assaltado por um drogado.
Mas vai deixar as pessoas com fome e frio porque estao viciadas? O que esse padre faz e um ato solidario, internar nem sempre adianta, o ideal seria acabar com a venda de drogas, nao deixar.
Jana Rivotril rides again.
Nas próximas eleições teremos a oportunidade de remete-la de volta a sua insignificância.
A prefeitura quer obrigar servidores públicos a se vacinar… alguma ação da prefeitura para vacinar os crackeiros? Alguma patrulha pra verificar se usam máscaras?
Eu proponho retirar esse lixo humano e distrubuí-lo, compulsoriamente, nos imóveis dos políticos de esquerda, como o Calcinha, o Suplício, a Martaxa, o Covinha mais novo, o japonesinho estridente e a igreja católica. Deixem o lancelotti em paz, talvez ele esteja pagando outra “extorsão”…
O João Trabalhador, aquele da vacina de vento chamad Coronavac, era adversário do crack, mas hoje ele é um soldado do crack. O desgoverno Paulista está cada dia pior. A loucura tomou conta desse desgoverno.
Não há polarização alguma sobre o assunto.
O que há é a prevalência da opinião de uma minoria barulhenta sobre a esmagadora maioria que não suporta ver os desmandos da esquerda (sim, o PSDB é esquerda!) impactando diretamente a vida do cidadão de bem.
Isso aí nada tem a ver com caridade. É o velho lobo da esquerda travestido de cordeiro.
O objetivo é incentivar zonas de exclusão do Estado, onde ocorre todo tipo de crime relacionado a consumo de drogas.
Parabéns Janaína, disse tudo!!!! Aqui no Brasil, deixam a situação ficar de tal jeito que depois fica impossível uma solução e por isso que acontecem os confrontos, os idiotas de plantão querendo aparecer e a mídia defensora do caos fazendo altas reportagens!!!!!!
“Cracolandia” comércio paralelo do crime. A esquerda se aproveita da pobreza para enganar uma parte da população que adora as mentiras fofas.
Janaína está coberta e razão. Esses políticos de esquerda (e também os ingênuos (?) e “abnegados” seguidores dessa turma) têm como objetivo sustentar indefinidamente tudo o que não presta. Não são eles que trabalham duro e pagam altos impostos para viver de modo honrado. Nosso labor está sendo consumido por políticas equivocadas e danosas a todos.
Sigam o dinheiro.Tem muita gente se dando bem com morador de rua
TODOS OS “HABITANTES” DO PEDAÇO PAGAM IMPOSTOS EM DIA, TEM TÍTULO DE ELEITOR E VOTAR REGULARMENTE E AINDA CONTRIBUEM PARA A MELHORIA DO AMBIENTE SOCIAL.
É POR ISSO QUE POLÍTICO PEÇONHENTO DE ESQUERDA VAI LÁ PARA CHAFURDAR, E ATÉ O PRÍNCIPE PLAYBOY DA INGLATERRA QUANDO VEIO NÃO TROUXE A MULHER.
Quem fala para alimentar, vestir, etc…, precisaria passar por perto. O cenário é como o seriado Walking Dead… Mulheres, adolescente, homens e crianças, andando de um lado a outro com roupas sujas, lixo por toda a parte, fogueiras, sapatos, roupas, etc no chão para serem trocados por pedras e espectros humanos sendo consumidos por drogas. Tantas familias destruídas. A esperança seria SIM, internação compulsória e para as mulheres, anticoncepcional ou laqueadura.
no último dia de férias levei meu netinho ao centro de s.paulo e encontrei o mesmo cenário do bairro do Pari , Canindé, Carandiru e Santana:moradores de rua dominando todas as ruas.Com toda esta tristeza, imagino pelas fotos como está a Luz com sua ferida cracolândia. Obrigado Janaína e por favor concretize um plano ou denuncie os responsáveis poe esta situação.Prezada Kátia aproveitei sua denúncia,pois é consequente e não apenas simples indignação.
Nesse padreco aí em particular mandar o cacete nele não vai funcionar. Não vou dizer o motivo.
Jesus ajudaria os pobres
Se Estado quer aparecer deve ser para recupera-los e não para sustentar o vício.
certissima a janaina , esse padreco comunista , se alimenta da desgraça alheia !
Patrulhas de esquerda adoram uma dita dura.
A resposta não é dar ou tirar a comida desses drogados. A resposta ninguém quer dar à pergunta : “A quem interessa que essa situação escabrosa continue? “.
A obrigação de qualquer prefeito é se preocupar com os cidadãos pagadores de impostos e não com esses lixos aí. Que se danem todos. Deixe essas almas penadas sob encargo desse padreco comunista. Agora vem vocês e publicam esse assunto tão “importante” que não dormirei esta noite de tanta preocupação.
Esse nrm sabe onde é o que é a cracolandia, omisso.
Se alguma coisa boa essa senhor fez foi provocar a discussão de como uma cidade como Sampa permite esse estado de coisas. Aquilo não é vida, é escravidão ao vício e as pessoas devem ser tratadas de acordo com as normas de segurança, saúde e civilidade. Acontece que nenhum Prefeito da cidade teve tutano para a empreitada e todos fizeram de conta até agora que a situação da Cracolândia é normal. Não é!
A lacradora já tá pensando nas eleições, sabe que não terá votos da esquerda e quer ser reeleita, novamente, pelos conservadores.
Isentao.
Kkk. Votos da esquerda. Quem precisa deles.? São ta michos que o Lula não ta saindo nem pra tomar pinga.
Lacradora ? Sr. Jackson…acho que o senhor está na mídia errada. Seu time é outro. A Dra Janaína está certíssima. Parabéns para ela.