O Brasil tem novamente um campeão em nível internacional no circuito de tênis. Na tarde deste domingo, 16, João Fonseca superou o argentino Francisco Cerundolo na final do ATP 250 de Buenos Aires. O brasileiro venceu a final com parciais de 6-4 e 7-6.
A conquista faz o brasileiro entrar para a história por sua juventude. Aos 18 anos, ele é um dos atletas mais jovens a se tornar campeão em competições organizadas pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
Com a vitória, Fonseca se consolida como o brasileiro mais bem colocado no ranking da ATP. Ele já havia chegado a essa condição no sábado 15, ao vencer o sérvio Laslo Djere na semifinal do torneio realizado na capital argentina. A posição era, até então, ocupada por Thiago Seyboth Wild.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Ainda na quadra de saibro, Fonseca comemorou. “Semana incrível”, disse o mais novo campeão. “Claro que quero ser o número um e ganhar, mas o que mais quero mesmo é continuar a jogar tênis.” Ele também agradeceu o apoio da família, dos patrocinadores e dos amigos.
Mesmo com a disputa na Argentina, brasileiros marcaram presença na final. Na arquibancada, torcedores com camisa verde e amarela gritaram o nome do tenista logo depois da confirmação da conquista.
Para o êxito, Fonseca venceu outros três argentinos — além de Cerundolo — durante a edição deste ano do ATP 250 de Buenos Aires.
Campeão britânico elogiou João Fonseca
No cenário internacional do tênis profissional, João Fonseca já havia chamado a atenção antes mesmo da conquista deste domingo. Pela manhã, o ex-tenista britânico Andy Murray se rendeu ao talento do jovem brasileiro.
“Estou ansioso pelo primeiro jogo de Fonseca x Alcaraz”, afirmou Murray, em postagem na rede social X. Detentor de três títulos de Grand Slam, ele fez menção ao espanhol Carlos Alcaraz.
Leia também: “Djokovic: um campeão que não se curvou à militância”, reportagem publicada na Edição 205 da Revista Oeste