Na tarde deste domingo, 7, Michael Shellenberger, jornalista e escritor norte-americano reconhecido pelo seu combate contra o alarmismo climático e censura estatal, publicou em seu perfil oficial no Twitter/X uma crítica contra o governo Lula que, segundo ele, apoia a censura.
Shellenberger já havia denunciado a ligação de autoridades brasileiras, como o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, com a censura no escândalo do Twitter Files Brasil.
“Não sou brasileiro, mas sou jornalista. E os verdadeiros jornalistas são contra a censura”.
Michael Shellenberger.
O jornalista soma-se à lista das pessoas públicas indignadas com a atual onda de censura imposta às redes sociais pelo Judiciário brasileiro — principalmente na pessoa do ministro Moraes. Ao fazer um balanço da própria atuação enquanto jornalista, Shellenberger afirma que o PT, Lula e mais uma rede de jornalistas ideologicamente comprometidos com o governo apoiam a censura.
As pessoas que exigem a censura das teorias da conspiração devem tomar cuidado para não divulgá-las. Votei em Biden. Não apoio Trump nem Bolsonaro. Sou registrado oficialmente nos Estados Unidos como independente e fui Democrata até 2021. No início dos anos 1990, morei no Brasil,… pic.twitter.com/o6z1CtzymY
— Michael Shellenberger (@shellenberger) April 7, 2024
Shellenberger critica a defesa da censura praticada pelo governo Lula
O escritor norte-americano já foi acusado de conspiracionista por causa de seu trabalho investigativo que questiona a narrativa midiática sobre o aquecimento global. Ele também é crítico ao aumento das regulamentações estatais.
“As pessoas que exigem a censura das teorias da conspiração”, diz ele, “devem tomar cuidado para não divulgá-las”. Shellenberger, que admite ter votado em Biden, afirma que não apoia nem Trump nem Bolsonaro; mas critica a censura e a tentativa de controle das redes sociais por parte da esquerda brasileira. Ele tem a experiência de ter vivido no Brasil e trabalhado em prol da esquerda à época.
+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.
“No início dos anos 1990, morei no Brasil, convivi com o MST e apoiei o PT. O fato de Lula, o PT e os jornalistas que eles financiam apoiarem a censura é grotesco e todos deveriam ter vergonha de si mesmos”. Por fim, na mesma publicação, o jornalista compartilha algumas fotos de sua época pró-PT.
Eu não entendo como jornalistas e historiadores não contaminados ainda acreditam nesse homem. Vejam a origem dele. Criado pelo Golbery para enfraquecer a oposição contra a ditadura, foi contra a anistia, não assinou a contituição de 1988, não apoiou Tancredo Neves contra Paulo Maluf (além disso, o PT expulsou as deputadas que votaram no Tancredo). No Brasil moderno foi contra o governo Itamar Franco e contra o plano real. Assim, eu creio que jovens sem conhecimento de política, podem apoiar, mas um jornalista com o mínimo de respeito e conhecimento não deveriam fazer o mesmo. É um caso de falta de capacidade cognitiva ou falta de caráter.
Como um jornalista inteligente e bem esclarecido apoia e um ladrão,, ele já devia ter percebido há muito tempo em qual território estava pisando
Infiltrados que não filtramos, mas …
Se ele conviveu com o PT não deveria estar surpreso com nada que venha dessa gente.
O mais incrível é ele estar surpreso com o fato de que o Lula apoie a censura, quando Lula vive apoiando o comunismo que só sobrevive com perseguição política e censura. O pior cego é o que recusa a ver a realidade.
Pode ser muita coisa, mas fundamentalmente é burro, como achar que o lule não é favorável a calar vozes discordantes sendo emérito admirador da ditaduras mundo afora, particularmente o sanguinário e repressor regime cubano?