Chamar um apoiador de Bolsonaro de nazista não gera dano moral. O entendimento é de Antonio Carlos Santoro Filho, juiz da 45ª Vara do Foro Central Cível de São Paulo, que negou um pedido de indenização, feito por 11 pessoas, contra o pré-candidato a deputado federal Marco Antônio Villa (Cidadania-SP). O historiador disse que bolsonaristas são “nazistas”.
Em vídeos no YouTube, Villa acusou o presidente de ladrão, genocida, corrupto, golpista e fascista. Além disso, classificou bolsonaristas de “nazistas”, o que, na visão das pessoas que moveram o processo, atingiu diretamente a elas. Por isso, pediram R$ 60 mil em danos morais, além da exclusão das lives.
O juiz considerou que Villa, ao afirmar que bolsonaristas são “nazistas”, criticou, “a partir de fatos históricos, de maneira absolutamente genérica, sem qualquer individualização, o modo de atuação dos apoiadores do presidente”.
“A procedência ou não da crítica deve ser julgada pelo público — e, em última análise, pelos eleitores —, e não pelo Poder Judiciário, pois dela não se depreende o propósito de ofender os apoiadores do atual presidente da República, mas de apresentar, ainda que de maneira ácida, mordaz ou mesmo agressiva, a atuação política de parte dos cidadãos e alertar, sob a convicção do réu, a respeito dos riscos de tal linha de ação”, argumentou o magistrado.
Conforme o juiz, a expressão “bolsonarista” não identifica nenhuma pessoa e que Villa não indicou nomes ou “dirigiu imputação indevida ou adjetivo” que poderiam ser considerados ofensivos contra os autores do processo.
Sobre Villa ter chamado Bolsonaro de ladrão, genocida, corrupto, golpista e fascista, o juiz considerou que não podem os apoiadores do presidente buscar direito alheio, ou seja, processar por críticas não dirigidas a eles. A decisão foi obtida pelo portal jurídico Jota.
Leia também: “Supremo tribunal de pequenas causas”, reportagem publicada na Edição 121 da Revista Oeste
Avisa o Xandão, advogado do PCC, que chamá-lo de criminoso de toga não é crime, só opinião
O mesmo vale em tudo, certo? ou dois pesos e dois medidas?
Talvez porque o juiz seja um nazista.
Que belo historiador em, não sabe o que é nazismo, fascismo, genocídio, acha que vencer nas urnas é golpe, que existe ladrão sem roubo, corrupção sem desvio de dinheiro público, e que beber Coca-Cola em vez de café é crime lesa-pátria. Isso é um débil mental isso sim.
Esse Villa é um lunático. Deus me livre !
Vai pra pqp
Nossa justiça não consegue mais ser imparcial. Triste resultado dos 20 anos de domínio da esquerda. Vamos ter que esperar outros 20 para limpar o lixo deixado.
Dizer que o PT tem ligação com o PCC,não pode, dizer que os eleitores do presidente são nazista, está tranquilo, isto é nojento… Ele está sendo covarde e mau caráter. Com certeza vai perder.
E pensar que eu já admirei esse sujeito!! Lamentável!!
Eu eu também! Hoje eu vejo o quanto o sujeito é louco!
Aquela vanda no rosto da estátua da Justiça é uma piada, considerando o nosso Judiciário “apaixonado” e muitas vezes desonesto mesmo. CNJ é outra grande piada. Estrutura gigante que não serve pra quase nada.
DE juizes canalhas, calhordas e picaretas , o “sistema judiciário”brasileiro está cheio.
O Villa, definitivamente, descompensou.
Ah sim… entendi!
Vila historiador…….como ele vai escrever a história de um condenado, libertado mas não inocentado, candidato a presidente?
Neste país o crime compensa! Criminoso pode até ser candidato a presidente…🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Se esse vulgo historiador está se baseando em fatos históricos, será mesmo que ele sabe o que foi o nazismo? Vamos lá só com um fato?
Cocês viram alguma bandeira da Alemanha nos discurso do Hitler? Não né. E que bandeira era empunhada pelos presentes? Sim, a do partido.
E quem no Brasil sai com a bandeira do partido ao invés da do país? Com a resposta, o vulgo historiador
E SE FOSSE AO CONTRARIO????? COMO SERIA…VAMOS FECHAR OS OLHOS E IMAGINAR…..
Petista chamando o presidente de genocida, nazista: democracia
Petista idealizando o assassinato do presidente: democracia
Candidato do PT sendo associado ao PCC e ser chamado de bandido: passível de prisão
A justiça brasileira é uma piada mesmo
As agressões só val para um lado…justiça parcial.
Precisamos fazer um levantamento das sentenças anteriores proferidas por esse magistrado e verificar como ele tem decidido esse tipo de ação. Caso se verifique que ele mudou o entendimento somente nessa ação, teremos a certeza de que a ideologia de sua excelência falou mais alto do que o respeito ao princípio da imparcialidade do juiz. Além disso, se o tal candidato proferiu todas as palavras mencionadas no texto, é evidente que se trata de um descontrolado que vai piorar ainda mais o ambiente do congresso, caso seja eleito.
SE O BOZZZZZZZO É FACISTA!!!
EU SOU.
Mandei fazer minhas camisetas prá 31.07.
Olha pessoal, não se esqueçam que está proibido também publicar a delação do publicitário sobre o envolvimento do pt com o PCC e também sobre o assassinato do Celso Daniel.
Decisões como essas não são mais surpresa, porém o fato de ser tão descarado me faz pensa que eles sabem de alguma coisa que não querem que saibamos, até que seja tarde demais! Afinal estamos em ano eleitoral.
A justiça brasileira está podre , foi infectada nesses 30 anos mais ou menos por índoles das piores , sou de um tempo que ser juíz era uma coisa sagrada , respeitada, imparcial , hoje eles estão na corte para proteger bandidos contra a sociedade do bem e vai também a mesma laia para o Ministério Público também.
Villa e esse juíz não podem nem serem comparados com merda. Pois a merda é mais útil que eles, pelo menos serve como adubo
Quer dizer que podemos chamar qualquer um de nazista? Na gramática desse juíz , nazista é pronome de tratamento.
Esse é o Poder Judiciário, totalmente aparelhado contra o PR Bolsonaro. Alexandre de Moraes quer punior quem associar PT ao PCC apesar de vários indícios e delações premiadas nesse sentido. Bolsonaro será obrigado a por um fim nesses criminosos de uma vez por todas.
Para surpresa de zero pessoa!
Contra o presidente e seus apoiadores vale tudo, só não pode ser for ministros do STF, aí o bicho pega! Podre justiça inútil, dá nojo!
Podem me chamar de nazista, facista etc, se essas palavras refletem as pessoas que querem o bem do país, não estou nem aí, já até pensei em mandar fazer uma camisa com os dizeres: Me chame de facista.
Nesse caso. Chamar Juiz de Comunista. Por ser Esquerdista, também está Liberado.
Exatamente isso!.
Quem sabe o novo congresso nacional do próximo ano, comece a pensar na reforma do judiciário?.
Esse juiz comunista não deve saber o que foi o nazismo.
Só o Daniel Silveira que tem prerrogativa de falas, opiniões e atos por ser deputado foi perseguido, afinal ele é de direita né? Nossa justiça está cheia de cretinos, autoridades apátridas de merda…
Villa está achando que terá mais chance do outro lado ? Uva, quanto mais pisoteada, melhor vinho produz. Na eleição passada para Presidente, Bolsonaro foi vítima até de tentativa de homicídio. Nem por isto deixou de ser eleito.
Então , chamar juízes de ativistas , vincular PT a corrupção a assassinatos , ao PCC as FARCs … Tá liberado 👍
Chamar petista de nazismo é proibido.
Tudo contra a esquerda é crime e é proibido, tudo contra o Bolsonaro ,não é crime e é liberado.Que vergonha.
Mais uma prova de que o judiciário está aparelhado por comunistas e que protegem narcotraficantes, em todos os níveis. Até a ONU condena os nazistas. Os mlitares brasileiros, incluindo o Bolsonaro sempre se orgulharam que nosso exército contribuiu na guerra contra os fascistas e nazistas na segunda guerra mundial. Chamar alguém de nazista é a mesma coisa que utiizar palavras racistas e xenófobas.
Decisão que não surpreende ninguém.
Nossa Justiça ao menos é coerente.
Historiador.!!!….devemos chamar os seguidores do luladrão de que então????…rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Imaginem só chamar este ninguém de historiador…..É piada???…..É outro com sua pseudo carreira de historiador medíocre, que vai se encostar nas tetas de algum partido qualquer de esquerda….É lamentável
Juiz já declarou seu voto.
Esse villa merece um cambau de borracha no lombo. Canalha, FDP.
a justiça Brasileira é porca em suas afirmações contra os conservadores.