O pastor e cantor gospel Kleber Lucas, que recentemente regravou o seu maior sucesso, Deus Cuida de Mim, chocou a comunidade cristã ao atacar o tradicional hino Alvo Mais que Neve, cantado em diversas igrejas do Brasil.
“Isso é cantado por brancos e negros com lágrimas, porque tem uma melodia lindíssima”, disse Kleber, durante um podcast com Caetano Veloso, que foi ao ar no canal do blog Mídia Ninja, há uma semana. “O discurso, às vezes nefasto, de dominação, está embalado nessa beleza, em uma memória familiar, comunitária. Mas as ideias de embranquecimento estão lá no hino.”
Segundo Kleber, ele passou a se identificar com o que chamou de “teologia preta”, um jeito de “pensar o sagrado de uma maneira não eurocêntrica”.
Conservadores reagiram ao ataque. “É isso que acontece quando a ideologia e a militância se sobrepõem ao Evangelho”, observou a vereadora Sonaira Fernandes (Republicanos-SP). “Kleber Lucas, por acaso Jesus também errou quando falou: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida’?”
“Falar que o hino é usado como instrumento de perpetuação do racismo é ignorância ou maldade mesmo”, constatou o pastor Cristiano Gaspar. “Alguém avisa para o Kleber Lucas que esse trecho foi retirado de uma passagem bíblica, por favor? Ele distorceu a passagem.”
Leia também: “‘O progressismo é uma nova religião mundana'”, entrevista com Adrilles Jorge publicada na Edição 143 da Revista Oeste
Na critica pertinente à escravidão que foi sim uma página odiosa da humanidade, omitem por delinquência intelectual, que os africanos (egípcios) entre centenas de outras escravidões, escravizaram os Judeus por 400 anos……
Ele e um pobre coitado ninguém mais canta as suas músicas aí ele tem que arrumar um jeito de aparecer coitado mais só pode junto com o seboso do Caetano Veloso só pode dá nisso
Os maiores racistas são aqueles que conseguem encontrar racismo em tudo, inclusive onde não cabe ou onde ele definitivamente não existe. Nessa situação o grande racista consegue num extremos esforço de ignorância, extrair o racismo da sua própria mente normalmente vazia de lógica ou noção.
Concordo que a “teologia preta” do cantor gospel deve mesmo ser questionada, mas desde que em ambientes próprios (espaços religiosos ou acadêmicos).
A mim me parece que os criticos poderiam olhar esse episódio como uma oportunidade ímpar para que o cantor da MPB tenha acesso ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Uma coisa é certa: Caetano já sabe que Deus cuida dele.
Quem sabe alguém que pregue uma Teologia fina marque um encontro com o Caetano para corrigir o erro.
É assim que eu penso.
Pastor do diabo ?
Este hino está presente em todos os hinarios das igrejas brasileiras. Eu pessoalmente cresci cantando ele. Como vários outros, possui base bíblica, especificamente o salmo 51:7
Nada há de racismo, pelo contrário, o sangue de Cristo lava a alma e faz ela ficar tão limpa e branca como a neve…basicamente é isso.
Esse sujeito é herege e não merece atenção nenhuma.
Apenas mais um racista falando sobre aquilo que entende.
Como já dizia Sócrates :
“Quem tem tempo caga longe”.
Que tal uma enxada pra carpir um lote e deixar de ter tempo ocioso?
Kleber Lucas deixou o rebanho… Travestiu-se de pastor. Esperamos que volte à sanidade e deixe a matilha de lobos.
Só mais um progressista (idiota).
Estão vivendo uma pandenia da estupidez.
Ignorante!
Isaías 1:18 – “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.
Mais um para virar filme do Wagner Moura…
Kleber , teu sangue é a mesma cor do meu e de todos nesse planeta, então vai merda porra com essa frescura, vai processar Henry Southwick Perkins em 1914 ?
O Cristianismo não surgiu no ocidente e nem glorifica a civilização ocidental, para informação de pessoas como a citada na matéria.
cleber lucas, quem se mistura com porcos, farelo come.
kleber lucas? Até hoje eu nunca tinha ouvido falar sobre ele; a partir de hoje, não me interessarei por nada dele.
THE END
Exato
Racista é esse cantor! Se o cristianismo já não lhe serve pq é “eurocentrico”, pq não abandona e procura as religiões da cultura africana? Não faltam lugares de culto ao candomblé no Brasil. Nós cristãos continuaremos respeitando à todos como iguais.
Coitado, contagiou -se pelo progressismo doente lacrador , da velha Nova Ordem Mundial….
ainda querem tirar do dicionário a palavra : esclarecer ! então ninguém pode esclarecer mais nada e nem o tempo escurecer – o sol esta de castigo porque não pode escurecer caso contrário o sol é racista
mais outra vitima do paulo freire querendo chamar atençao
Isaías 1:18
18 “Venham, vamos refletir juntos”,
diz o Senhor.
“Embora os seus pecados
sejam vermelhos como escarlate,
eles se tornarão brancos como a neve;
embora sejam rubros como púrpura,
como a lã se tornarão.“
Aonde tem racismo nisso?
E no apocalipse que o justos geram vestes de linho branco, que representam a justiça. No próprio texto diz que essa cor branca representa a justiça.
Bom, como a justiça não existe mais no Brasil, deve ser por isso que o cantor falou o que falou.
A minha pergunta é simples. A barba dele já está ficando mais alva que neve? Manterá Kebler Lucas sua barba alva, ou pintará de preta, para não ter nenhum referencial sobre a brancura da neve em seus últimos dias na terra?
Esse cara é racista e não percebe.