A Prefeitura de Porto Alegre estabeleceu um contrato emergencial com um aterro para o depósito de 70 mil a 180 mil toneladas de resíduos sólidos. O local fica em Gravataí, na região metropolitana.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A quantidade de entulho equivale a, no mínimo, 233 Boeings 747. A ação conta com a participação de 3,5 mil garis e 400 funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com o propósito de transportar o lixo acumulado nas ruas de Porto Alegre para a cidade vizinha.
A logística para limpar Porto Alegre
Em áreas como Sarandi, foram retirados móveis de residências completas. Já na Cidade Baixa, comerciantes tiveram perdas totais.
Para a execução dessa tarefa, foi mobilizada uma ampla estrutura: 168 caminhões, 30 retroescavadeiras, 60 containers, 150 carrinhos de mão e 300 vassourões, além de caminhões-pipa, caminhões-toco, hidrojatos e cavalos mecânicos.
Leia também:
Carlos Alberto Hundertmarker, diretor do DMLU, mencionou que a população está sendo instruída a deixar móveis danificados nas ruas.
“Estamos com carros de som pela cidade orientando a população da área atingida a descartar os objetos na rua. Nossos caminhões estão operando o tempo todo, estamos indo e voltando”, relatou Hundertmarker à CNN.