A Marinha do Brasil emitiu um alerta para a possibilidade de ressaca na faixa litorânea dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com expectativas de ondas de até três metros entre Santos e Arraial do Cabo. O risco está previsto entre a tarde desta sexta-feira, 22, e a madrugada de domingo 24.
Diante da condição climática, é importante evitar a prática de esportes aquáticos no mar nos próximos dias.
Com a chegada de uma frente fria ao Estado de São Paulo, a variação em Santos (SP) ficará entre 22ºC e 26ºC na sexta-feira. Há expectativa de chuva forte, de acordo com a empresa de meteorologia Meteoblue. No fim de semana, a precipitação deve ser mais intensa no domingo, quando os termômetros devem variar entre 22ºC e 25ºC.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Já para Arraial do Cabo (RJ), a Meteoblue avisa que a chuva será bastante intensa até domingo. A máxima deve ficar em 30ºC nesta sexta-feira e em 27ºC nos dois dias do fim de semana.
Leia mais:
Chegada de frente fria a São Paulo
Uma frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul na quarta-feira 20 deslocou-se rapidamente e atingiu o Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 21. Com isso, o litoral norte paulista voltará a sofrer com chuvas fortes e volumosas, além de ventania, principalmente à tarde e à noite.
Por causa da frente fria, as rajadas de vento podem chegar a 80 km/h, sobretudo no litoral paulista. Na região de Ubatuba, por exemplo, foram 50 mm de chuva nesta quinta-feira. Conforme a Meteoblue, as precipitações serão mais intensas até domingo.
Esta será a primeira frente fria do outono, que teve início na quarta-feira e vai quebrar o bloqueio atmosférico da forte alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor dos últimos dias em diversas áreas do país. Na sexta-feira, a frente fria avança sobre o Rio de Janeiro, mas ainda causará muita instabilidade no litoral de São Paulo.
Leia também: “‘Mudanças climáticas'”: a incoerência das simulações — Parte 2″, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado