Secretário estadual confirma que acesso à orla é prerrogativa do município, mas diz que funcionamento do comércio deve respeitar regras estaduais
Na segunda-feira 28, as prefeituras de Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba anunciaram que manterão seus municípios na fase amarela do Plano São Paulo durante a virada do ano. Graças à medida, bares, restaurantes, lojas e praias poderão ficar abertos nas quatro cidades do litoral norte paulista.
Leia também: “Praia Grande e Peruíbe não têm estrutura para impedir réveillon”
Segundo o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), a decisão foi de cada prefeito. “Cada município decidiu de forma individual, levando em conta sua realidade. Temos números baixos de covid-19 e apenas 12% de ocupação de leitos de UTI”, disse. A prefeitura local também não cumpriu a regra estadual entre os dias 25 e 27 de dezembro.
Em Ubatuba, o prefeito Délcio Sato (PSD) confirmou que as praias estarão abertas, mas ressaltou que a manutenção da medida depende do comportamento dos banhistas. “Não há previsão de fechamento das praias, mas voltamos a lembrar que, como se trata de doença contagiosa, depende do bom senso das pessoas em colaborar para evitar sua disseminação, evitando aglomerações”, explicou.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, a prefeitura de Caraguatatuba informou que as praias estarão abertas, mas sem os shows e a tradicional queima de fogos.
O secretário paulista de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse que as regras estaduais sobre o funcionamento do comércio devem ser cumpridas. Entretanto, o político confirma que a decisão sobre o acesso à orla é uma prerrogativa municipal. Vinholi também informou que reforçou a segurança pública no litoral. “Estamos com 2.300 homens da segurança pública no litoral, com contingente para apoiar as ações das prefeituras”, afirmou.
O governador bem como seu secretariado não tem condições morais e técnicas de definirem mais nada em SP, chega de estragos , trabalhadas e desastre. As urnas vão dar a resposta em 22
Pouco a pouco vai prevalecendo o bom senso…Afinal, ir a praia ou ir ás urnas deverá confundir o virus chines
Ainda temos prefeitos com bom senso.
PARABÉNS AOS PREFEITOS DO LITORAL PAULISTA. FICARAM DO LADO DO POVO!!!!!