O litoral norte do Brasil enfrenta um período de seca e clima quente, marcado pelo predomínio do sol e de temperaturas elevadas. De acordo com previsões do site Meteored, essa condição deverá persistir até o fim de outubro, com baixa possibilidade de chuvas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Em toda a região, desde o Rio Grande do Norte até o Pará, o clima deve permanecer seco e ensolarado. No Amapá, por sua vez, haverá chuva — mas fraca, abaixo dos 10 mm. Esse cenário deve se repetir em Estados do Nordeste, como Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
As temperaturas no litoral norte têm apresentado valores acima da média para esta época do ano. Para se ter ideia, os termômetros na região podem atingir picos de até 38°C.
O responsável pelas altas temperaturas no litoral norte
A Oscilação de Madden Julian (OMJ) é apontada como uma das principais responsáveis pelo clima quente. Em resumo, esse fenômeno é capaz de potencializar ou inibir eventos de precipitação no Norte e Nordeste.
Nas próximas semanas, a circulação de ar associada à OMJ deve causar anomalias e dificultar a formação de chuva no Norte e no Nordeste do Brasil. Os municípios próximos ao litoral norte enfrentarão o mesmo cenário meteorológico.
Clima quente e seco deve continuar até o fim de outubro
De acordo com o Meteored, o clima quente deve continuar até o fim de outubro. “A tendência geral é de chuvas abaixo da média em grande parte do Nordeste e do Norte, o que significa que, ao longo dos próximos dias, predomina o tempo firme e ensolarado na região”, explica o meteorologista Matheus Manente.
Esse cenário, com clima predominantemente seco, pouca nebulosidade e muito sol, possibilitará o aumento das temperaturas no litoral norte. Os termômetros devem subir até 3ºC acima da média.
As temperaturas devem ultrapassar os 30ºC em municípios do Nordeste e do Norte, como Pará e Amapá. Em algumas regiões, as temperaturas máximas durante a tarde podem se aproximar dos 40ºC.