O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas intensas em 20 Estados de todas as regiões do Brasil, entre os dias 26 e 27 de fevereiro.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Há dois tipos de alerta para essa data, segundo o Inmet. O laranja, por exemplo, representa perigo. Já o amarelo refere-se a risco em potencial, conforme se vê no mapa abaixo.
O alerta amarelo vai atingir as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste. Para esses lugares, está prevista chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Além disso, há risco de ventos, que podem chegar de 40 a 60 km/h. De acordo com o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Leia também: “Pancadas de chuva e rajadas de vento: confira a previsão do tempo até 13 de março”
Já o alerta laranja vai atingir os três Estados do Sul, além de parte da Região Norte e Nordeste.
Leia mais: “Tragédia: chuva, deslizamentos e alagamentos provocam mais de 30 mortes na Bolívia”
O Inmet diz que está prevista chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia para essas regiões. Além disso, estão previstos ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Recomendação em caso chuvas intensas e ventos
O Inmet recomenda para que, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de descargas elétricas. As pessoas também devem evitar estacionar seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também deve-se evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. A população pode obter mais informações por meio da Defesa Civil, pelo telefone 199, e através do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Leia também: “Previsão do tempo: confira os destaques de cada região até 6 de março”
Janeiro, já foi
Fevereiro está indo
As águas de março estão chegando e a previsão é a mesma de todo ano :
TRAGÉDIAS !
Os mosquitos da dengue adoram água mas os “especialistas” não enxergam isso.
A pandemia da dengue vai explodir por causa do clima! Fora os outros problemas causados por enchentes!
A hora de agir é agora
Depois não adianta chorar !
Alô defesa civil !
Estão prontos?