O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello afirmou a Oeste suas impressões depois das manifestações que terminaram em atos de vandalismo na capital federal no último domingo, 8. Para o ex-ministro, os atos de vandalismo não podem ser respondidos pelas autoridades sem serenidade: “No domingo ocorreu o inimaginável, com depredação de prédios públicos. É hora de temperança, de compreensão, de ouvir e refletir. O entendimento é a melhor forma de afastar conflitos de interesse”.
Marco Aurélio Mello enfatiza que os episódios são uma espécie de contingência de vários fatores e atores, e que o foco hoje deveria estar na restauração dos direitos no Brasil: “Aqueles que claudicaram devem sopesar os acontecimentos. Os agentes públicos, dos Três Poderes da República — Legislativo, Executivo e Judiciário — devem examinar atos praticados, fazendo-o sem arrogância, voltando os olhos ao bem comum. Que prevaleça a ordem jurídica. Paga-se um preço por viver em um Estado de Direito, e é módico, o respeito às regras legais e constitucionais”.
O ex-ministro ainda destacou que o extremismo que assustou a todos não surgiu do nada, e sim como uma reação violenta à desordem institucional: “Já diziam os antigos que nada surge sem uma causa. Chegou-se, em termos de reação, ao extremo, e isso não é bom para a República. Quem claudicou na arte de proceder, sabendo-se que o exemplo vem de cima? Eis a indagação a ser feita.”
Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (2001-2003) e três vezes presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio Mello foi ministro do STF de 1990 a 2021.
Marco Aurélio criticou o ‘inquérito do fim do mundo’
O ex-presidente do STF Marco Aurélio Mello recentemente classificou o Inquérito 4.871 (das fake news) de “inquérito do fim do mundo”. O inquérito aberto de ofício é criticado como inconstitucional e contrário à democracia, sem que sua suposta legalidade tenha sido até hoje provada.
Marco Aurélio Mello também considerou “agressivo” o discurso de Alexandre de Moraes, ao tomar posse como presidente do TSE, além de afirmar que temia “tempestade” em sua atuação na Corte eleitoral.
Em entrevista de abril do ano passado, ele comentou a postura de Moraes: “Ele [Moraes] está se aproximando de colocar a estrela no peito e o revólver na cintura. Ou seja, a atuação como xerife”.
Bela analise do ex-ministro.
O POVO ESTA CANSADO DE PESSOAS QUE AGEM E CRIAM SUAS PROPRIAS NARRATIVAS DA CONSTITUIÇÃO.
ISTO É LAMENTAVEL QUANDO VEM DE UMA CORTE QUE DEVERIA PRESERVAR….PRESERVAR…PRESERVAR A CONSTITUIÇÃO.
Bela analise do ex-ministro.
O POVO ESTA CANSADO DE PESSOAS QUE AGEM E CRIAM SUAS PROPRIAS NARRATIVAS DA CONSTITUIÇÃO.
ISTO É LAMENTAV EL QUANDO VEM DE UMA CORTE QUE DEVERIA PRESERVAR….PRESERVAR…PRESERVAR A CONSTITUIÇÃO.
Sr. ministro Marco Aurélio, não ocorreu o inimaginável porque atos de vandalismos se institucionalizaram na cultura política de Esquerda no Brasil, os quais não foram punidos por terem sido considerados atos democráticos.
Transtorno de personalidade narcisista e ou desonesto. Com certeza ignorante. Viva o povo brasileiro! Pobres de todos que tem que aí viver… A vida passou e eu vivi fora do Brasil, foi absolutamente maravilhoso. Imagine ter que conviver com uma Silvana…
Creio que outros ministros têm o mesmo pensamento, mas temem a reação do Xerife e se calam.
O Marco Aurélio não está fora da casinha. Hoje a grande metáfora é o que chamamos de “narrativa”. A desinformação, tema que Moraes adora, é adotada por muita gente que sabe que não será punida. Veja os discursos do presidente Lula. Cheios de narrativas, mentiras e desinformação. Quem não é bolsonarista nem lulista sabe que milhões de pessoas não aceitam novas regras impostas. E os manifestantes vândalos nunca teriam condições de dar um golpe e destituir um governo. Foram protestar e fazer quebra-quebra. Portanto, a falácia do golpe é mais uma narratiga intencional para perturbas a mente de quem não pensa e não raciocina. Ele deve saber que tudo começou com o mensalão, passou pelo petrolão e lava-jato e se tivesse mo cuidado de não legitimar candidaturas de gente pior do que o Bolsonaro, nada disto teria acontecido. Além disto, passamos por uma pandemia mundial que os negacionistas do PT não admitem que ela prejudicou a economia de todos os países. E os radicais de esquerda e de direita são farinha do mesmo saco. Daqui pra frente provavelmente diminuirão os protestos contra os Três Poderes, mas a violência entre pessoas e grupos rivais nas ruas e no campo terão que ser controladas. Até no seio das famílias já existem incompreensões e divisões terríveis. E o STF não poderá controlar o que poderá acontecer cidade por cidade, vila por vila, família por família. Muita coisa mudou, para pior.
Na minha opinião, exietem três culpados em toda essa tragédia, Alexandre de Moraes que virou um ditador enlouquecido, Facchin que deu o golpe anulando os processos de um criminoso e Pacheco pela sua covardia e conivência. Isso de início, depois tem também a covardia dos generais. Discordo do ex ministro, o executivo não teve culpa, o presidente Bolsonaro sempre ficou dentro da Constituição.
Todo poder emana da TV Globo e em nome de William Bonner ele é exercido.
o que o cidadão comum pode fazer? esperar ser o próximo a ser preso?
O ex Ministro Marco Aurélio Mello, ajudaria a seu povo e marcaria melhor a sua passagem pela República, se começasse por reunir pessoas comprometidas verdadeiramente com a CONSTITUIÇÃO E A DEMOCRACIA. Reaja Ministro! Organize um movimento por nós e para nós brasileiros! LEGALIDADE JÁ!
Ele também já cometeu as ilegalidades dele, está só querendo parecer bonzinho porque está vendo que o povo não perdoa. Ele já fez as dele também.
Com essa opinião o ex-Ministro arrisca-se a ser preso também. Vivemos tempos sombrios, ninguém estará a salvo.
Boa noite!!!
A casa caiu para estes criminosos….
Em breve o “minto” vai fazer companhia. Na CADEIA podem tentar continuar com seu mundo paralelo de terra plana, teorias da conspiração, misturar religião com política, negar o valor da Ciência, puxar o saco do Trump, amaldiçoar o socialismo e tantas outras idiotices que vocês adoram…😉
BEIJIN NO OMBRO!
POVO ACORDOU E VC “PERDEU MANE” MIN BARROSO
Pela tua última frase, tu arranha o azulejo, morde a fronha, atira barro na capota.
Ex-ministro cuidado q o ditaor de Brasília pode mandar prendê-lo. Moraes não tem qualificação p integrar a Corte Suprema parece mesmo com um xerife.
Que credibilidade tem um indivíduo que apoia um ladrão, responsável pelo maior caso de corrupção mundial, ignorante, e com certeza desonesto, e o pior, o cego que não quer ver.
Hoje ele tem razão
Sem contar que o Luladrão foi empossado sendo que não venceu a eleição. Eu baixei pessoalmente os arquivos gerados pelas urnas novas e antigas e constatei a fraude, fraude essa que foi apontada primeiramente pelo argentino Fernando Cerimedo.
O ELEITO FOI O BOLSONARO.
A censura truculenta foi imposta pelo Alexandre de Moraes muito antes da eleição proibindo questionar a segurança das urnas, porque esse criminoso sabia desde o começo que essas urnas estavam completamente fraudadas.
Toda essa violência do STF e TSE visou tomar o executivo à força, pondo lá o chefe da quadrilha de forma completamente esdrúxula.
QUEM ESTÁ INVADINDO INDEVIDAMENTE AS INSTITUIÇÕES SÃO OS PETISTAS. LULA NÃO FOI ELEITO. TEM QUE SER EXPULSO O QUANTO ANTES DA PRESIDÊNCIA E VOLTAR PARA O SEU DEVIDO LUGAR ATRÁS DAS GRADES.
O novo governo do amor já soma mais presos políticos do que todos os anos da ditadura militar no Brasil.
O ministro Marco Aurélio mesmo aposentado presta inestimável serviço ao país alertando e chamando atenção para os claros desmandos do STF e lamentavelmente do ministro Moraes que teme-se perdeu a sanidade tão graves são seus atos ditatoriais que ao arrepio das leis afronta, humilha e violenta toda uma nação … quem freará o nosso Átila? Juízo senhores.
O xerife continua em pleno vapor, fazendo o que lhe dá na cabeça de ovo. Agora temos campo de concentração tupiniquim. Senado e Congresso de joelhos, e em breve teremos uma Venezuela para chamar de nossa.
Pois é, estamos todos cansados de todos esses sherifes do bozo, essa apologia às armas, esse incentivo a luta armada, defesa da ditadura, chorando e pedindo por ela o tempo todo, rezando prá baixar um Ustra, usando oportunistamente, Deus em cima, no meio, em baixo, pátria armada, bandeiras do Brasil no banho, toalhas…etc, etc, etc… é preciso ter muito sangue de barata prá aguentar tudo isso, e vc vem falar, do nosso único sherifezinho, é preciso muita cara de pau tua…
Com toda calma, cai na real, perceba os brasileiros que votaram, e esperam o resultado de seus votos, de repente isso não é importante, o golpe é mais importante…como é que fica esse país, com esses raciocínios???
Você sabe para o que serve a 2a Emenda Constitucional dos Estados Unidos? Ela garante ao cidadão o poder de se defender de governos tirânicos. Isso é o que separa os Estados Unidos do resto do mundo. Estudo um pouco história, Silvana. Você vai encontrar que uma das primeiros coisas que Hitler fez foi desarmar a população.
Silvana Nicolosi, como você é REACIONÁRIA!
Silvana, ainda bem que não te conheço, portanto não corro o risco de comprar um de carro usado seu.
Está certo o Ministro Marco Aurélio!! A arrogância do Xandão com a conivência de grande parte do Legislativo desencadeou esse processo de revolta !!