A previsão do tempo para o mês de março, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de chuva abaixo da média em grande parte das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul (e mais pontuais no Sudeste). Já nos Estados do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, a previsão é de chuva dentro ou ligeiramente acima da média.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Com relação às temperaturas, elas devem superar a marca de 25ºC em praticamente todo o país. No entanto, em áreas de Roraima, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a temperatura média pode chegar a 29ºC.
Em determinadas localidades de Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí, Maranhão e Amazonas, são previstas temperaturas próximas da média.
+ Sexta-feira vai ser ‘encoberta’ por chuvas em diversas capitais; confira o clima
Interferência na safra de grãos
O Inmet avaliou a região do Matopiba — que engloba o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — para verificar o possível impacto do clima de março na safra de grãos.
A previsão foi de aumento na umidade no solo para as diferentes regiões produtoras. Isso acontece por causa do retorno da chuva regular nos meses de janeiro e fevereiro, que será benéfico para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
+ São Paulo vai ter ‘gangorra’ de temperatura nesta semana; veja o clima dos próximos dias
Por outro lado, a menor incidência de chuva em parte do Matopiba poderá restringir o desenvolvimento de parte das lavouras de primeira safra, bem como reduzir o ritmo de plantio do milho segunda safra. O mesmo cenário está previsto para grande parte do Centro-Oeste.
Sul e Sudeste
Já nas Regiões Sul e Sudeste, estão previstos volumes de chuva acima da média para este mês. Os níveis de água no solo ficarão mais elevados, o que favorece o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da colheita de parte das lavouras.
+ Pancadas de chuva e rajadas de vento: confira a previsão do tempo até 13 de março
Entretanto, no Rio Grande do Sul e na faixa oeste do Estados do Paraná e de Santa Catarina a previsão é de pouca chuva. Isso poderá afetar o desenvolvimento dos cultivos nas áreas de produção agrícola.