A Marinha aposentou o submarino ‘Timbira’, depois de 27 anos atuando em águas brasileiras. Ele é um dos primeiros da Classe Tupi, uma família de embarcações construídas no Rio de Janeiro com base em projetos da Alemanha. O documento que dá baixa do serviço ativo do submarino foi publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira 22.
O Timbira tem 62 metros de comprimento e foi incorporado à Marinha em dezembro de 1996, quase dez anos após ter a construção iniciada.
Segundo a ficha técnica do Timbira, o submarino funciona com quatro motores a diesel e quatro geradores elétricos. Com isso, ele podia descer a uma profundidade de 250 metros e transportar 33 tripulantes por até 50 dias submerso.
Agora, a Marinha deve dar início ao processo de venda do casco do ex-submarino, o que deve ser feito com abertura de licitação.
Atualmente, o Brasil conta com cinco submarinos: Tupi, Tamoio, Tapajó, Tikuna e Riachuelo. Um outro submarino, batizado de Humaitá, fruto da cooperação com a França, está em fase de testes. Em dezembro do ano passado, a Marinha fez a primeira navegação do Humaitá na superfície com seu próprio sistema de propulsão, no litoral sul do Rio de Janeiro.
Concordo integralmente contigo, afinal de contas, perdemos o trem da HISTÓRIA com a volta do PT ao poder. Triste, mas, é verdade. Só nos resta dar o troco em 2026.
Com a volta do pt ao poder central, de uma coisa eu tenho a certeza, definitivamente engatamos a marcha a ré em matéria de progresso e suas consequências. Pobre BRASIL!! Perdemos uma oportunidade de ouro para podermos um dia, quem sabe, talvez, ingressarmos no mundo da economia produtiva e geradora de muita riqueza, mas, com o pt, só temos falácias, falcatruas, desmandos, conchavos e revanchismo. Em 2026 teremos mais uma chance para jogar esta corja esquerdista na lata de lixo da HISTÓRIA DO BRASIL.
Vai para o ferro velho, que é onde sempre deveria estar.
esse aí não vai ser difícil de afundar, já é um submarino mesmo…rs
Sou a favor do povo armado, forças armadas devem ser os brasileiros. Quem não cuida de sua liberdade todos os dias, acaba perdendo-a.
Com o dino na injustiça e insegurança pública, estamos, nós , os brasileiros de bem e com vergonha na cara, definitivamente, num mato sem cachorro.
Sigam a licitação para ver onde vai parar este casco.
O butim vai parar no bolso dos petistas que estão no poder, e, eu mesmo, fui vítima da sanha do pt, que avançou sobre os fundos de pensão, e, se aboletou da grana, que , eu, que fui vítima, pago desde maio de 2016 até setembro de 2036, o ROMBO que os vermelhos petistas produziram na FUNCEF, da qual faço parte como aposentado. Triste, mas é verdade. Os maus triunfam quando os bons cruzam os braços. Isto foi dito de outra maneira antes de começar o filme a QUEDA DE HITLER. Eu não tenho a quem recorrer, pois tive os meus vencimentos reduzidos pelo BUTIM PETISTA, e, agora, eu que vá me queixar ao bispo.