Na tentativa de frear o avanço a da covid-19, a prefeitura de São Paulo voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. A decisão, contudo, não torna obrigatória a proteção facial nesses ambientes.
O governo municipal informou que a medida se deu em virtude do aumento de casos de coronavírus. Na semana epidemiológica 17 (24 a 30 de abril), a taxa de positividade foi de 4%, enquanto em 30 de maio a positividade foi de 18%”.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, pediu à população que complete o esquema vacinal. “Além do uso da máscara, é importante que a população complete o seu ciclo vacinal”, disse. “Tanto para o primeiro ciclo, quanto para as doses de reforço. Nossos postos estão abertos diariamente e a vacina está disponível para todos.”
Obrigatoriedade de máscaras
Os únicos lugares em que há obrigatoriedade na utilização de máscaras é em postos de saúde e em transportes coletivos, como ônibus, trens e metrô. O número de infectados na capital paulista é de pouco mais de 1,9 milhão desde o começo da pandemia, em março de 2020, quando o primeiro caso foi registrado.