Máscaras serão obrigatórias em transporte público no Estado de SP
A partir de 4 de maio, empresas que não respeitarem exigência poderão ser multadas e população, advertida
O uso de máscaras será obrigatório em ônibus, táxis e aplicativos de carona na cidade de São Paulo, assim como já era em trens e metrôs do Estado, anunciaram nesta quarta-feira o prefeito da capital, Bruno Covas e o governador, João Doria. A regra passa a valer a partir do dia 4 de maio, próxima segunda-feira.
A medida serve como um endurecimento nas regras de distanciamento social, visto que o confinamento imposto pelo governo tem deixado de ser respeitado pela maior parte da população: nesta terça-feira, apenas 48% se mantiveram em casa como recomendado.
Ambos os governantes irão publicar decretos que proíbem a população de acessar os transportes sem o equipamento. Os condutores poderão impedir a população de embarcar sem as máscaras. Caso a regra seja descumprida, a empresa pode pagar multa de R$ 3,3 mil e o cidadão, ser advertido. “A gente reconhece que muitas vezes as pessoas possam reclamar do incômodo de se utilizar uma máscara, mas é um incômodo pequeno em relação ao benefício que ela traz do ponto de vista sanitário”, afirmou Covas.
O poder público garante que irá garantir pontos de venda da proteção individual perto de locais de embarque.
Para Doria, com tão pouca gente seguindo o confinamento social, a flexibilização e reabertura da economia na capital ficam mais distantes. “Numa taxa de isolamento de 48%, não há menor condição de flexibilização. E evidentemente com os riscos de colapso no atendimento público nos hospitais”.
3 comentários
Envie um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Esses idiotas, ao invés de ficarem fazendo coletivas na imprensa ,única exclusivamente para aparecer, por quê não decretaram desde o início do confinamento essa medida? São tão burros assim ?
Fico impressionada como adoram “decretar regras” para não dizer uma palavra mais específica de baixo calão.
1) por que “decretar” em vez de educar, orientar e DAR EXEMPLO? Outro dia uma senhora disse q se @BrunoCovas q está doente não usa por q ela teria de usar. E as coletivas “show do milhão do tiranete marketeiro”? Pura aglomeração….
2) por q multar o empresário em vez de o cidadão q infringe a regra?
Mais uma inversão de valores!
Postos de venda ? Se querem que usemos máscaras, disponibilizem-as gratuitamente. Têm dinheiro para tanta coisa, inclusive para gastar em campanhas -FUNDÃO – e não podem nos fornecer máscaras ? É uma obrigação dos poderes públicos cuidarem da saúde da população. É assim que pretendem combater o coronavírus ? As obrigações dos cidadãos e das autoridades têm de ser recíprocas.