Mato Grosso do Sul registrou uma queda de temperatura de até 18ºC em questão de minutos em cinco municípios, nesta quinta-feira, 21. A intensa frente fria chegou ao sul do Estado junto com uma “tempestade de areia”. Fortes rajadas de vento, que chegaram a 100 km/h, também foram registradas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em Porto Murtinho, cidade a cerca de 440 km de Campo Grande, a temperatura caiu de 40ºC para 21ºC em alguns minutos de ventania. A cidade de Iguatemi registrou a maior rajada de vento, que chegou a 100,4 km/h, de acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS).
Os ventos intensos levaram a frente fria para outras cidades do Estado, que também registraram queda de temperatura superior a 15ºC. Além disso, os vendavais geraram tempestade de poeira em diversos municípios. O Cemtec-MS divulgou vídeos que mostram o momento das tempestades.
???? Tempestade de areia atinge cidades de Mato Grosso do Sul e assusta população pic.twitter.com/RO6homQnNG
— UOL Notícias (@UOLNoticias) March 22, 2024
Altas temperaturas favoreceram tempestade, diz meteorologista
De acordo com o meteorologista Vinicius Sperling, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden), a poeira se levantou por causa das temperaturas nos últimos dez dias, que ficaram entre 38ºC e 40ºC no sul do Estado. Com isso, o solo ficou ressecado e aumentou a tendência de tempestades de terra.
Leia também: “Grande perigo: Mato Grosso do Sul tem alerta vermelho de tempestade”
“Em alguns municípios, a tempestade de poeira ficou mais evidente, principalmente na metade sul do Estado”, explicou o profissional do Cemaden. “E isso está muito associado à velocidade do vento e ao tipo de solo que está exposto.”
Cinco municípios de Mato Grosso do Sul registraram rajadas de vento superiores a 80 km/h nas últimas 24 h:
- Iguatemi: 100,4 km/h;
- Bonito: 96,5 km/h;
- Ivinhema: 89,6 km/h;
- Aral Moreira: 87,5 km/h; e
- Laguna Carapã: 80,6 km/h.
Leia mais: “Tornado causa danos no interior de Santa Catarina; veja o vídeo”