Um tornado causou danos aos moradores do município de Rio das Antas, no oeste de Santa Catarina, na terça-feira 28. A Defesa Civil do Estado informou que o fenômeno foi considerado de fraca intensidade.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
Um morador registrou, pelo celular, o tornado em uma área rural, conhecida como Salto Rio das Pedras. Nas imagens, é possível ver o momento em que o tornado atinge a região e diminui sua intensidade. Ele se parece com um funil compacto; seus ventos são organizados e rotativos.
Depois do registro, moradores relataram destelhamentos, danos em pomares e destruição de um galpão.
Segundo a Defesa Civil, o tornado foi formado por uma nuvem de baixo desenvolvimento vertical. O radar meteorológico não identificou o fenômeno no momento ocorrido.
O especialista Ernani de Lima Nascimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), explicou que é difícil alertar casos como esse.
Leia mais: “Confira a previsão do tempo até 13 de dezembro”
“A nuvem que o produziu não precisa ser necessariamente uma supercélula”, explicou Nascimento. “O que pode explicar a ausência de assinaturas típicas de supercélula nas imagens de radar. Esses casos são praticamente impossíveis de alertar, justamente pela ausência das assinaturas típicas.”
Dezembro começa com alertas de chuvas intensas
A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisa: dezembro começa com ao menos três alertas relacionados às chuvas intensas.
O primeiro alerta, desta sexta-feira, 1º, aparece na cor laranja, o que representa perigo de registros de danos por causa das instabilidades. Esse aviso abrange áreas de três dos quatro Estados do Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Conforme o Inmet, o alerta de chuvas intensas para essa faixa do país ocorre porque há o risco de acumulados de até 100 mm até as 10 horas de hoje. O aviso vale, sobretudo, para a região de Juiz de Fora (MG), para a metade norte fluminense e para o sul capixaba.