O Exército brasileiro confirmou na sexta-feira 13 o furto de 21 metralhadoras da base militar em Barueri, na Grande São Paulo. O crime ocorreu na quarta-feira 11. Os criminosos levaram oito armas de calibre 7,62 e 13 de calibre .50, cujo alcance pode derrubar aeronaves.
+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste.
Em nota, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) informou que todas as armas levadas são “inservíveis”, ou seja, não funcionavam, e passariam por manutenção. “O Comando Militar do Sudeste informa que, no dia 10 de outubro de 2023, em uma inspeção do Arsenal de Guerra de São Paulo, foi verificada uma discrepância no controle de 13 (treze) metralhadoras calibre.50 e 8 (oito) de calibre 7,62, armamentos inservíveis que foram recolhidos para manutenção.”
Esse tipo de metralhadora é de uso restrito do Exército brasileiro e quando chegam aos criminosos, são usadas em ataques a carros-fortes e roubos a bancos no país.
Além disso, o Exército informou que irá apurar internamente o que ocorreu por meio de um inquérito policial militar. “Imediatamente, foram tomadas todas as providências administrativas com o objetivo de apurar as circunstâncias do fato, sendo instaurado um inquérito policial militar”.
Comparativamente, o número de armas furtadas é muito alto. Dados do Instituto Sou da Paz, ONG que faz estudos sobre armas e segurança pública, entre janeiro de 2015 a março de 2020, 27 armas do Exército foram roubadas, furtadas ou desviadas no Brasil.
O site Metrópoles informou que os militares que trabalham no local onde as armas estavam armazenadas estão proibidos de ir para casa. Sobre o aquartelamento, o Comando do Exército do Sudeste informou que “segue os procedimentos previstos para o caso”.
FORÇAS MIMADAS: dando presente para os amigos da BALEIA SALTITANTE!
Para os Milicos deve ter sido uma doação já que não usam, eles são do amor, não podem é se desfazer das brochas pra pintar.
Mas após a manutenção , as armas passariam à condição de “servíreis”? Ou iriam fazer a manutenção para manter as armas “inservíveis”?
Ainda bem que não roubaram os pincéis e a tinta branca…
Exército Brasileiro e essa ONG estão no mesmo nível de inutilidade total.
Se eram armas “inservíveis” é até razoável que estivessem sob baixa vigilância, supondo que não seriam atraentes como peças de reposição. E quem garante que não foram substituídas por armas servíveis antes, durante o transporte ou depois que foram armazenadas para manutenção? Além disso, alguém de dentro vazou onde estavam essas armas e em que condições. Se eram inservíveis, porque terroristas se interessariam em roubá-las?
Roubadas do Exército Brasileiro ???
Se não conseguem segurar as armas, com certeza, não conseguem segurar as calças.
O Exercito deve estar nu.
Vergonha Nacional!
Pelo menos vamos olhar o lado positivo do caso: se os bandidos descobrirem que é tão fácil roubar armas poderosas nas dependências de nossas gloriosas forças verde oliva, deixarão o cidadão que as vezes carrega um trinta e oito para se defender, em paz…… A Costa Rica aboliu o exército, é uma situação a ser pensada……se estiver errado que me corrijam, mas não consegui ver até hoje uma presença marcante do exército em eventos catastróficos no pais (os problemas da Vale com Brumadinho etc), enchentes, grandes incêndios florestais, avança do garimpo ilegal na Amazônia, devastação da floresta Amazônica, proteção de nossas fronteiras, a tomada do poder por comunistas que hoje nem disfarçam mais ( por muito menos mas muito menos mesmo o exército cassou João Goulart). Assim com esse enxuto resumo fico pensando serve para quê??????
Olha ai o “glorioso” exército brasileiro. Não sabe nem guardar as armas compradas com o dinheiro do povo brasileiro. Que pouca vergonha, que muita incompetência, ajudando a armar os bandidos que matarão inocentes. Cara, se esse exército não consegue nem mesmo se defender dos ladrões. Acho que quando viram que havia ladrões devem ter se escondido em baixo das camas. Se esse exército só serve para ajudar a prender patriotas e ajudar bandidos, acaba logo com essa porcaria que não serve mesmo para nada de bom. Sou favorável à extinção dessa joça, juntamente com a marinha e aeronáutica. Que o lula crie uma guarda bolivariana e mande todos esses fardadinhos ganharem a vida fazendo algo que preste.
Perfídia e incompetência…seus outros nomes são forças armadas lulistas do NarcoEstado Brasil.
COVARDEMENTE verde oliva!
Vergonha de CAXIAS!
Complicado né? Aí me pergunto se tivermosnim ataque inimigo ou terrorista de fato, o exercício é FFAA tem inteligência ou força de reação? Depois de 08/01 acho q não.